Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ARTE-EDUCAÇÃO EM MULTIMÍDIA PARA ORIENTAÇÃO SOBRE FISSURA LABIOPALATINA
Tarcila Lima da Costa, Mayara Fernandes Prata, Olívia Mesquita Vieira de Souza, Maria Inês Pegorarao-krook, Jeniffer de Cássia Rillo Dutka

Resumo


Introdução: A forma como informações são apresentadas, considerando a adequação do discurso verbal/visual, pode favorecera promoção do encontro entre profissionais de saúde e pacientes, ampliando a compreensão sobre processos de reabilitação. Objetivo: O objetivo deste trabalho é apresentar o impacto de multimídia, elaborada com princípios da arte-educação, na orientação de dois grupos de cuidadores de pessoas com fissura labiopalatina (FLP). Método: O material multimídia foi elaborado utilizando fundamentos da Abordagem Triangular para Ensino da Arte, ilustrações e recursos didáticos, abordando: palatoplastia primária (primeira cirurgia para reconstrução do palato); papel desta cirurgia para produção da fala e necessidade de cuidados de saúde nas cidades de origem,a fim de favorecer que cirurgias ocorram no tempo previsto. Participaram deste estudo 56 sujeitos, que assistiram ao material multimídia, e cujos conhecimentos foram comparados por meio de questionário aplicado pré e pós-teste. O Grupo A foi composto por 41 cuidadores, abordados enquanto suas crianças realizavam palatoplastia primária (em torno de 1 ano de idade). O Grupo B foi composto por 15 pais-coordenadores(responsáveis por transmitirem informação e defenderem interesses de pessoas com FLP em suas cidades de origem). Resultados: Na comparação dos resultados pré e pós teste, o Grupo A apresentou média de aumento de 25% de respostas corretas, e foram observadas diferenças estatisticamente significantes para as perguntas que abordaram o papel da velofaringe para produção de som, o papel do palatomole e da palatoplastia primária. O Grupo B apresentou média de aumento de 23% de respostas corretas. Conclusão: Os achados sugerem que a exposição ao material criado com princípios da arte-educação, resultou em melhor compreensão do conteúdo pelos cuidadores, sugerindo boa aplicabilidade do mesmo. No entanto, sugere também que pais-coordenadores– com papel de oferecer suporte à casos-novos de FLP em suas cidades de origem– estão em similitude de condições (relativas ao conteúdo abordado no material)dos pais que acompanham primeiras cirurgias. Indica-se averiguar mais detalhadamente, qual a forma pela qual são oferecidos os suportes de informação a pais-coordenadores e o que é necessários modificar, a fim de ampliar saberes e multiplicar colaboradores no processo de reabilitação da FLP. Futuros estudos são necessários.

Palavras-chave


Multimídia; Arte-educação; Educação em Saúde; Fissura Labiopalatina

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