Tamanho da fonte:
ARTE-EDUCAÇÃO EM MULTIMÍDIA PARA ORIENTAÇÃO SOBRE FISSURA LABIOPALATINA
Resumo
Introdução: A forma como informações são apresentadas, considerando a adequação do discurso verbal/visual, pode favorecera promoção do encontro entre profissionais de saúde e pacientes, ampliando a compreensão sobre processos de reabilitação. Objetivo: O objetivo deste trabalho é apresentar o impacto de multimídia, elaborada com princípios da arte-educação, na orientação de dois grupos de cuidadores de pessoas com fissura labiopalatina (FLP). Método: O material multimídia foi elaborado utilizando fundamentos da Abordagem Triangular para Ensino da Arte, ilustrações e recursos didáticos, abordando: palatoplastia primária (primeira cirurgia para reconstrução do palato); papel desta cirurgia para produção da fala e necessidade de cuidados de saúde nas cidades de origem,a fim de favorecer que cirurgias ocorram no tempo previsto. Participaram deste estudo 56 sujeitos, que assistiram ao material multimídia, e cujos conhecimentos foram comparados por meio de questionário aplicado pré e pós-teste. O Grupo A foi composto por 41 cuidadores, abordados enquanto suas crianças realizavam palatoplastia primária (em torno de 1 ano de idade). O Grupo B foi composto por 15 pais-coordenadores(responsáveis por transmitirem informação e defenderem interesses de pessoas com FLP em suas cidades de origem). Resultados: Na comparação dos resultados pré e pós teste, o Grupo A apresentou média de aumento de 25% de respostas corretas, e foram observadas diferenças estatisticamente significantes para as perguntas que abordaram o papel da velofaringe para produção de som, o papel do palatomole e da palatoplastia primária. O Grupo B apresentou média de aumento de 23% de respostas corretas. Conclusão: Os achados sugerem que a exposição ao material criado com princípios da arte-educação, resultou em melhor compreensão do conteúdo pelos cuidadores, sugerindo boa aplicabilidade do mesmo. No entanto, sugere também que pais-coordenadores– com papel de oferecer suporte à casos-novos de FLP em suas cidades de origem– estão em similitude de condições (relativas ao conteúdo abordado no material)dos pais que acompanham primeiras cirurgias. Indica-se averiguar mais detalhadamente, qual a forma pela qual são oferecidos os suportes de informação a pais-coordenadores e o que é necessários modificar, a fim de ampliar saberes e multiplicar colaboradores no processo de reabilitação da FLP. Futuros estudos são necessários.
Palavras-chave
Multimídia; Arte-educação; Educação em Saúde; Fissura Labiopalatina
Referências
Alencar CJF. Avaliação de conteúdos e objeto deaprendizagem da teleodontologia aplicado a anestesia e exodontia em odontopediatria. [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Odontologia daUniversidadede São Paulo, 2008.Barbosa, A.M. A Imagem No Ensino da Arte: Anos 80 e Novos Tempos. São Paulo: Perspectiva, 1991. Barbosa,AM. A Imagem No Ensino da Arte: Anos 80 eNovos Tempos. 3ªed. São Paulo:Perspectiva, 1991.Brasil, Ministérioda Saúde. Direitos do Paciente. Portaria nº 1286 de 26 de outubro de 1993 –art. 8º e nº74 de 4de maio 1994. Direitos do paciente. Brasília: 1993.Costa,TL. Multimídia sobre velofaringe e palatoplastia na fissura labiopalatina. [dissertação]. Bauru: HospitaldeReabilitação de Anomalias Craniofaciais. Universidade de São Paulo,2012 Dutka,JCR. Programa de Incentivo à pesquisa – ProIPda Universidade de São Paulo para realização do Projeto Orientação de pais e conselheiros da saúde como estratégia para promoção da saúde fonoaudiológica emindivíduos com fissuralabioplatina, 2006-2008. ProcessoUSP:2006.1.24.297.1.9 ______. Palestra sobre manuaisinformativos no IX Encontro Nacional de Associações de Pais e Portadores de Lesões Labiopalatinase/ou Deficiências Auditivas e V Encontro da Rede PROFIs,2009.______. Palestra sobre manuaisinformativos no VI Encontro Nacional de Associações de Pais e Portadores deLesões Labiopalatinas e/ou Deficiências Auditivas e II Encontro da Rede PROFIs,2006. ______. Palestra sobre manuais informativos no VII Encontro Nacional de Associações de Pais e Portadores deLesões Labiopalatinas e/ou Deficiências Auditivas e III Encontro da RedePROFIs, 2007. 10.Ferraz,APCM; Belhot, RV. Taxonomia de Bloom:revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod.2010. 17 (2): 421-31. Ferreira ASSBS. Ambiente de tele-educação eiconografia didática [dissertação]. São Paulo: Faculdade deMedicina daUniversidade de São Paulo, 2005. Freitas, FV; Rezende Filho, LA. Modelosdecomunicação e uso de impressos na educação em saúde: uma pesquisabibliográfica.Interface. 2011. 15(36): 243-56.Gallbach JR,Paciente com Fissura Labiopalatina:potencial de resolutividade do atendimentona Faculdade de Odontologia da UFMG.[dissertação], Belo Horizonte. Faculdadede Odontologia da Universidade Federalde Minas Gerais, 2004.Garcia, RCM. Aspectos psicossociais efamiliares deindivíduos com e sem distúrbios da comunicação decorrentes defissuralabiopalatina. [dissertação] Bauru: Hospital de Reabilitação deAnomaliasCraniofaciais, Universidade de São Paulo, 2006. Joly, M.Introdução à análise da imagem. 11ª Ed.Campinas: Papirus; (Ofício de Arte eForma). 2000.Lott PJ. Module Three: Vulnerable/SpecialParticipantPopulations. In: Developing World Bioethics [Periódico naInternet]2005.[acesso em 22 jan 2012]; 5(1):[aproximadamente 25 p.].Disponível em: http://www.udo-schuklenk.org/files/modulo3.pdf Martins, I; Gouvêa, G; Piccinini,C. Aprendendo comimagens. Cienc. Cult., 2005. 57(4): 38-40. NascimentoACA. Princípios de design na elaboraçãode material multimídia para a Web.Projeto RIVED, Ministério da Educação 2005[Acesso em: 23 janeiro de 2011.]Disponível em: http://rived.proinfo.mec.gov.br/artigos/multimidia.pdf Pegoraro-Krook MI, Dutka-Souza JCR, Magalhães LCT,Feniman, MR. Intervenção fonoaudiológica nafissura palatina. In: Ferreira, LP,Befi-Lopes, DM, Limonge, SCO (Org.).Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca;2004. p. 439-55Pillar AD. A Educação do olhar no ensinoda Arte In:Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. BARBOSA A.M (Org). São Paulo:Cortez, 2002.p. 71-82. Shaw WC, Semb G. Princípios eestratégias dareabilitação: recomendações da Organização Mundial da Saúde. In:Trindade IEK,Silva Filho OG, coordenadores. Fissuras labiopalatinas: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Ed.Santos; 2007. p 1-15Silva Filho OG, Freitas JA S.Caracterização Morfológica e Origem Embrionária. In: Trindade IEK, Silva FilhoOG (coord).Fissuras labiopalatinas: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo:Ed. Santos,2007. p. 17-49. 2- Silveira LMC, Ribeiro VMB. Grupo de adesão aotratamento: espaço de"ensinagem" para profissionais de saúde.Interface Comunic., Saúde, Educ.2004-2005; 9(16): p.91-104. SpinardiACP. Telefonoaudiologia: Desenvolvimento e Avaliação do CDROOM “ProcedimentosTerapêuticos no Transtorno Fonológico”.[dissertação]. Bauru: Faculdade deOdontologia de Bauru, Universidade de SãoPaulo, 2009. StreetJr., RL. et al. Howdoes communicationheal? Pathways linking clinician-patient communication tohealth outcomes.Patient Education and Counseling. 2009.74 (3): 295-301.