Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ANÁLISE PRELIMINAR DOS PROJETOS APROVADOS NO PRÓ-ENSINO NA SAÚDE
Silvia Helena Arias Bahia

Resumo


Introdução: O programa Pró-ensino na saúde aprovou 31 projetos ligados a Programas de Pós-graduação stricto-sensu. O mesmo prevê a implantação de redes de cooperação acadêmica, com o objetivo de fortalecer, expandir e qualificar a atenção básica, por meio da produção de pesquisas científicas e tecnológicas, assim como, pela formação de mestres, doutores e pós-doutores na área do ensino na saúde. Objetivo: Caracterizar os projetos aprovados segundo os critérios de inscrição. Metodologia: Análise descritiva de 18 dos 31 projetos inscritos e disponibilizados pelos Coordenadores, tendo como critérios de análise: distribuição geográfica, inserção docente e discente, área temática e programa de pós-graduação. Resultados: Mais da metade (54,8%) das propostas aprovadas foram da região sudeste, não havendo registro de projetos da região norte. Quanto à inserção discente, observou-se maior oferta estimada, para vagas em nível de mestrado (127), seguida do doutorado (77), e ainda 22 vagas para o estágio pós-doutoral. Dentre as áreas temáticas ofertadas, as de maior procura foram à formação e desenvolvimento docente na saúde, e a de integração universidades e serviços de saúde, ambas de interesse de onze projetos; e a área de menor procura foi a de gestão do ensino na saúde, com atenção de seis projetos. Observou-se a participação de 34 PPG, 12 projetos estão vinculados a um único PPG, e os demais (22) atuarão em parceria com seis projetos. Dentre aqueles com apenas uma vinculação, 05 estão relacionados à medicina; 02 a área de ciências da saúde e 02 a saúde coletiva, e os demais se distribuem nas áreas de biotecnologia, educação e políticas públicas. Quanto aos projetos vinculados a mais de um PPG, 05 estão relacionados à medicina e 05 a enfermagem; as áreas de educação em ciências da saúde (03) e psicologia (03) participam com seis projetos; a saúde coletiva/saúde pública (02) e a odontologia (02) contribuem com 04 projetos; por fim, destacamos a participação do PPG interdisciplinar em ciências da saúde e do PPG em Processos de Desenvolvimento e Saúde. Dentre os projetos analisados 08 se propõe a atuar em redes de cooperação acadêmica e 06 constituirão núcleos de pesquisa. Conclusão: acredita-se que esta iniciativa estabelecerá parcerias entre unidades acadêmicas e serviços de saúde, para que esta possa integrar as práticas e os recursos formativos, tanto para a produção de conhecimentos quanto possibilitar a qualificação dos profissionais que atuam no setor.

Palavras-chave


Educação; Formação; Pós-graduação.

Referências