Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AMPLIANDO SABERES: UM PROJETO DE EXTENSÃO NA COMUNIDADE RIBEIRINHA DE CORUMBÁ
Mayara Bontempo Ferraz, Stefani Carvalho Santos, Pedro Vinícius da Silva Santos, Ana Paula de Assis Sales

Resumo


Caracterização do problema: O Projeto de Extensão "Enfermagem na comunidade Passo do Lontra: ampliando saberes, fortalecendo vínculos, apreendendo cidadania". Tem como eixos norteadores de ação os princípios do SUS e as diretrizes curriculares através da analise do perfil epidemiológico da comunidade e as articulações com a gestão e assistência social do município de Corumbá. Descrição da experiência: No ano de 2013 foram inseridos os discentes e docentes do Curso de Agronomia de Chapadão do Sul, vinculados ao PET, para elaboração de uma horta, que objetivou melhorar o acesso à alimentação saudável e a minimização de morbimortalidades por doenças relacionadas aos hábitos cotidianos de vida. Também foi realizado a vacinação da comunidade, o cadastramento das famílias no bolsa escola, vale gás dentre outros recursos e políticas buscando-se contemplar aspectos que acolhessem o princípio de equidade; além dessas, articulações com a gestão que buscassem políticas que subsidiassem e assistissem de forma integral a vida das comunidades equidistantes. O projeto possibilita a articulação multiprofissional, atendendo os requisitos à formação no que diz respeito ao trabalho em equipe e a habilidade do aprender a conviver. Efeitos alcançados: No ano de 2013 foram realizadas 112 Consultas de Enfermagem, incluindo exames preventivos de câncer do colo do útero, visitas domiciliarias, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças, pré-natal, indivíduos com obesidade (IMC > 30), Hipertensão Arterial (>140x90mmHg), indivíduos com glicemia em jejum >126 mg/dL (Diabetes mellitus). Através do acompanhamento das consultas multiprofissionais obtivemos resultados significantes como a queda dos valores de IMC nos que mantiveram as orientações, controle dos níveis pressóricos dentro dos parâmetros normais. Realização de atividades de educação em saúde e orientações quanto à patologias, qualidade de vida, hábitos alimentares e a importância da prática de exercícios físicos, assim como ampliar o conhecimento em saúde da população. Além destas atividades foram atualizados os calendários vacinais das crianças, jovens, adultos e idosos, durante os atendimentos na BEP, com a colaboração da prefeitura e secretaria de saúde de Corumbá.

Palavras-chave


Relações comunidade instituição; educação em saúde; Atenção Básica

Referências


Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.  Política Nacional de Atenção Básica. Brasília : Ministério da Saúde, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. Política Nacional de Humanização. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. (Cadernos de Atenção Básica, n. 37)

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Obesidade. Brasília : Ministério da Saúde, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diabetes Mellitus. Brasília : Ministério da Saúde, 2006