Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A ESCOLA COMO CENÁRIO PARA PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUIMICA
Tania Maria Ascari, Sandra Mara Ferraz, Luciano Coltro

Resumo


Introdução: É crescente o número de pessoas que usam abusivamente substâncias psicoativas e neste contexto estão os adolescentes que cada vez mais precocemente entram em contato com álcool e outras drogas, fato que é preocupante em virtude da probabilidade de prejuízos psíquicos, sociais e cognitivos. Objetivo: Realizar atividades educativas visando à prevenção à dependência química em escolas de um município do oeste de Santa Catarina. Metodologia: trata-se do relato parcial de uma prática assistencial de enfermagem realizado no primeiro semestre de 2012.  Após contato e concordância de três escolas públicas foi elaborado cronograma. As estratégias para abordagem do tema foram atividades educativas lúdicas e oficinas; realizadas duas vezes por semana em cada escola, somando um total de 16 horas. Participaram 279 estudantes de nove a 14 anos e 22 professores. Resultados: Na primeira oficina aplicou-se um pré-teste com sete questões objetivas, que posteriormente foi repetido como pós-teste, para estimar o nível de conhecimento dos estudantes em relação às drogas. Neste encontro foi proposta uma dinâmica que intitulou-se “O que você vê?” Nesta os estudantes construíam uma história a partir de gravuras extraídas de revistas, cuidadosamente selecionadas para simbolicamente trazer à tona a discussão sobre dependência química. No segundo encontro realizou-se oficina com o tema ‘drogas e seus malefícios’ buscando informar aos estudantes os tipos de drogas e o que causam no organismo humano. No terceiro encontro enfatizou-se a prevenção ao uso de drogas. Ao final da atividade foi aplicado o pós-teste. No quarto encontro os estudantes elaboraram uma redação intitulada “O Prejuízo das drogas na vida de um indivíduo” que foram avaliadas por dois professores e os três primeiros colocados receberam premiação nas dependências das escolas. Conclusão: A escola é um espaço privilegiado para a construção de aprendizagens. A inserção da enfermagem nas escolas traz a evidência da promoção da saúde no contexto da atenção primária, dessa maneira contribui-se para a melhoria da saúde biológica e psíquica, favorecendo o engajamento dos estudantes no autocuidado.

Palavras-chave


Enfermagem; Prevenção primária; Drogas.