Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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INTEGRALIDADE DO CUIDADO À SAÚDE NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA/BRASIL
Daiana Kloh, Kenya Schmidt Reibnitz, Margarete Maria de Lima, Aline Bússolo Corrêa

Resumo


Introdução: O princípio da Integralidade é fundamental para a consolidação do Sistema Único de Saúde brasileiro, nesta perspectiva tem-se por objetivo conhecer como está fundamentado o eixo da integralidade do cuidado nos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de graduação em enfermagem do Estado de Santa Catarina/Brasil. Método: pesquisa documental, de natureza qualitativa. Foram analisados nove Projetos Político-Pedagógicos de cursos de graduação em enfermagem do estado, no período entre agosto de 2011 e maio de 2012. A análise de dados foi realizada mediante análise temática apresentada por Minayo (2010). Esta investigação apoia-se no referencial teórico de Donald Alan Schön (2000). Resultados: as escolas catarinenses estão em pleno movimento de reorientação da formação, aderindo gradativamente o arcabouço teórico filosófico do Sistema Único de Saúde e das diretrizes curriculares na perspectiva da integralidade do cuidado. Há inclusão de práticas pedagógicas que propõem modificações do ensino, a saúde passa a ganhar um olhar ampliado e os alunos aproximam-se precocemente da prática. Contudo, percebem-se a carência de apoio pedagógico na maioria das instituições de ensino e a tímida conexão entre mundo do ensino e do trabalho em alguns cursos, podendo ocasionar um ensino reflexivo superficial, utilizando o serviço apenas como um campo para realização de práticas de ensino e estágio curriculares sem a devida reflexão e interação com todos ali presentes. Considerações: A transformação do ensino catarinense demonstra um gradativo distanciamento de um ensino técnico/instrumental para um modelo que instiga a reflexão da prática pedagógica, um ensino flexível, crítico e reflexivo, fundamentando-se na perspectiva da integralidade do cuidado.

Palavras-chave


Assistência integral a saúde; Enfermagem; Ensino superior

Referências


Schön DA. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed; 2000.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12ª ed. São Paulo: Hucitec; 2010.