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EDUCAÇÃO, ARTE E SAÚDE: INTERDISCIPLINARIDADE NA ORIENTAÇÃO SOBRE FISSURA LABIOPALATINA
Resumo
Caracterização do Problema: Produção e interpretação de imagens são processos envoltos nos contextos culturais onde estão inseridos. Diferenças culturais entre linguagens (verbal/visual) de profissionais de saúde e pacientes/cuidadores podem interferir nos momentos de orientação. Ações que são do escopo da Arte (como produção, seleção de imagens e estratégias didáticas) devem ser consideradas no preparo de recursos, a fim de subsidiar a comunicação, favorecendo o diálogo entre profissionais e usuários, promovendo maior qualidade nos encontros. Descrição da Experiência: Este trabalho visa apresentar o processo interdisciplinar ocorrido na elaboração e validação de recursos de orientação voltados para pacientes/cuidadores de pessoas com fissura labiopalatina (FLP). Fonoaudiólogas, dentista, protético e arte-educadora reuniram-se regularmente, buscando solucionar dificuldades ocorridas em momentos de orientação, devido à carência de material adequado. Com fundamentos da arte-educação foram elaborados: a)45 ilustrações didáticas apresentando o trato vocal e os pontos típicos e atípicos utilizados durante a articulação dos sons da fala; b) um modelo anatômico tridimensional e interativo (representando cabeça humana) para orientação sobre o trato vocal, exame de nasoendoscopia e utilização de prótese de palato; c) um material multimídia com orientações sobre produção da fala e papel da cirurgia para reconstrução do palato em pessoas com FLP. Efeitos Alcançados e Recomendações: As 45ilustrações foram validadas em encontros interestaduais de pacientes/cuidadores de pessoas com FLP, onde os mesmos manifestaram seu entendimento e apresentaram sugestões, posteriormente incorporadas. O modelo anatômico vem sendo utilizado na rotina de atendimentos da equipe envolvida. As ilustrações e o modelo anatômico compõem material multimídia, utilizado em orientações presenciais e à distância. Tais circunstâncias sugerem que os recursos elaborados interdisciplinarmente, com base na arte-educação, vêm apresentando impacto positivo nos momentos de orientação. Fortaleceu-se também o caráter de humanização da equipe envolvida, uma vez que a elaboração dos recursos promoveu o exercício da reflexão, do diálogo e da percepção da perspectiva dos pacientes/cuidadores. Pode-se inferir, portanto, que tais iniciativas devem ser mantidas e ampliadas, proporcionando benefícios a todos os envolvidos.
Palavras-chave
Interdisciplinaridade; Recursos Didáticos; Arte-educação; Educação em Saúde; Fissura Labiopalatina
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