Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
DIALOGICIDADE ENTRE OS MUNDOS DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA
Eveline de Almeida Silva, Ulisses Umbelino dos Anjos, César Cavalcanti da Silva

Resumo


São inúmeras as variações sofridas no mercado de trabalho desde o final do século XX. As mudanças impostas à sociedade e ao próprio trabalho em consequência da globalização expuseram os profissionais, particularmente da saúde, a um ambiente de cobranças e expectativas geradas pela propagação de novas tecnologias e contínua exigência de adaptações aos novos processos de trabalho. Na atualidade, o convívio entre os mundos do trabalho e da educação tem sido objeto de investigação e muitos problemas já foram superados em função destes esforços, entretanto, restam importantes lacunas a serem esclarecidas, particularmente sobre a dialogicidade entre esses dois mundos. Faz parte do senso comum o entendimento de que, enquanto o mundo do trabalho, representado pelo mercado e processo laboral estão montados para dar respostas aos lucros dos proprietários dos meios de produção, o mundo da educação, representado pelos processos de formação de força de trabalho, continua a reboque deste mercado, protegido pelo Estado e respondendo minimamente aos anseios da população usuária do sistema. Dito de outra forma é comum ouvirmos dos recém-ingressos no mercado de trabalho que sua instituição formadora não o preparou suficientemente para dar conta das exigências profissionais. Com vistas que nenhuma pesquisa acadêmica demonstrou, quantitativamente e/ou qualitativamente se estas competências e habilidades verificáveis na atuação profissional do fisioterapeuta, reflete o perfil proposto pelo mundo da educação, norteará este estudo o seguinte questionamento: As competências e habilidades previstas para a formação do fisioterapeuta estão funcionando como articuladoras entre o mundo da Educação e do Trabalho? Objetiva-se então, apresentar a conexão entre os mundos do trabalho e da educação a partir das competências e habilidades propostas para o processo de formação dos fisioterapeutas. Trata-se de um estudo de análise documental, já que na fonte escrita encontrar-se-á a base da investigação fruto do referencial teórico de uma tese de doutorado. A excelência na atividade profissional é exigida pelo modelo de saúde vigente no Brasil e a composição das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) pode ser definida como, princípios gerais que orientam um planejamento para qualquer processo de formação. Assim, é possível afirmar que as DCNs constituem a primeira tentativa oficial de estabelecimento para uma dialogicidade entre os mundos da educação e do trabalho.

Palavras-chave


Fisioterapia; Educação; Disciplina no trabalho

Referências


AMARAL, M. C.; VARGAS, F. M.;LEMOS, J. C.. Saúde do trabalhador: relação doestresse ocupacional com a sintomatologia olorosa pré e pós- intervençãofisioterapêutica em grupo. Saúde (SantaMaria), v.38, n.1, p.101-112, 2012.BRASIL, DiretrizesCurriculares Nacionais dos Cursos de Fisioterapia. Ministério da Educação.Brasília, 2002. BRASIL. Resolução nº 12 de 13 de junho. Projeto Político Pedagógico do curso degraduação em Fisioterapia. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa,2005.BISPO JÚNIOR, J. P. Formação em fisioterapia no Brasil:reflexões sobre a expansão do ensino e os modelos de formação. História,Ciências, Saúde- Manguinhos, Rio de Janeiro, v.16, n.3, p.665-668, jul-set,2009. COSTA, M. B. S.; ALBUQUERQUE, J.D.; SALAZAR, P. E. L.. Qualidade daassistência hospitalar na percepção do cliente. In: COSTA, M. B. S.;SANTOS, S. R.. Enfermagem, Educação e Gerenciamento. João Pessoa: EditoraUniversitária da UFPB, 2011.OLIVEIRA, R. C. C.; MOUZINHO, C. M.; CAVALCANTI, C. O.;MAIA, F. B.; CIRIACO, R. B.. Enfermagem:em busca da excelência. In: SANTOS, S. R.; SILVA, C. C.; COSTA, M. B. S..Enfermagem em administração e gestão na atenção à saúde. João Pessoa: EditoraUniversitária da UFPB, 2011.