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METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS NOS CURSOS DE ENFERMAGEM EM SANTA CATARINA: ANÁLISE DOS PROJETOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS
Resumo
Introdução: As escolas estão encarando o desafio de elaborar metodologias pedagógicas que abordem os problemas de saúde na sua integralidade, considerando a complexidade dos problemas individuais e coletivos dos usuários, suas subjetividades, contexto político-sócio-histórico-cultural, construindo uma consciência crítico-reflexiva conforme Diaz e Perreira (2007). OBJETIVO: conhecer as metodologias pedagógicas utilizadas nos cursos de graduação de Enfermagem do Estado de Santa Catarina. Método: pesquisa documental realizada em nove Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de cursos de graduação em enfermagem do estado de Santa Catarina. Período da coleta foi agosto de 2011 a maio de 2012. Análise de dados mediante proposta temática de Minayo (2010). Resultados: três PPPs não especificaram a metodologia pedagógica adotada; quatro utilizam a Pedagogia Problematizadora; um apresentou o uso de Metodologias Ativas e um curso visa o seu desenvolvimento, vinculado ao momento histórico social, político e econômico do país e às questões que se põem em nível mundial, com coerência entre ensino, aprendizagem e formação profissional. A adoção de metodologias inovadoras possibilita a aproximação com o serviço e problemas reais da prática. O uso de metodologias ativas exige uma atividade pedagógica pautada em objetivos bem delimitados, considerando suas principais características: o sujeito que participa ativamente do processo de ensino-aprendizagem busca o saber e se apropria do conhecimento, reflete criticamente sobre o que apreendeu, para depois realizar ações e transformar a realidade em que vive de acordo com Diaz, Perreira (2007) e Sobral, Campos (2012). CONSIDERAÇÕES: A utilização de metodologias inovadoras contribuir para uma prática reflexiva, no qual o acadêmico, ao vivenciar uma situação real do mundo do trabalho, possa dar respostas aos problemas situacionais.
Palavras-chave
Metodologia; Enfermagem; Ensino superior.
Referências
Diaz BJ, Pereira AM. Estratégias de ensino-aprendizagem. 28ª ed. Petrópolis: Vozes; 2007.
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12ª ed. São Paulo: Hucitec; 2010.
Sobral FR, Campos CJG. The use of active methodology in nursing care and teaching in national productions: an integrative review. Revista da Escola de Enfermagem da USP. n. 46, v. 1, p. 208-18. 2012