Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
MANUAL PARA ORIENTAÇÕES NO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DAS INTERVENÇÕES CIRÚRGICAS DA COLUNA VERTEBRAL
Eric Benchimol Ferreira, Cristina Célia de Almeida Pereira Santana, Maria Márcia Bachion, Anita Bernardes da Silva, Frederico Barra de Morais, Murilo Tavares Daher

Resumo


Na assistência e acompanhamento aos clientes submetidos ao tratamento das afecções da coluna, observa-se grande dificuldade dos mesmos e de seus cuidadores, em compreender as orientações relativas ao tratamento cirúrgico e procedimentos associados. Para minimizar reações advindas como ansiedade e medo, faz-se necessário um preparo adequado de ambos, tentando-se garantir sua participação efetiva no decorrer do tratamento. Com base nas dúvidas mais freqüentes dos clientes e cuidadores, elaborou-se um Manual com a finalidade de disponibilizar aos profissionais um recurso para orientação relativa ao tratamento cirúrgico, suas complicações e procedimentos invasivos relacionados, por meio de informações claras e objetivas e material ilustrativo. Os objetivos foram: Propiciar subsídios para a orientação do cliente a ser submetido à intervenção cirúrgica das afecções da coluna, bem como, de seu cuidador, colaborar para um enfretamento adequado, redução de ansiedade, medo e colaboração efetiva de ambos na redução de riscos inerentes ao tratamento e contribuir para a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) aos clientes que recebem Cirurgia da Coluna. Para tal, realizou-se uma revisão da literatura, bem como, organização do acervo fotográfico sobre as etapas relativas ao tratamento cirúrgico da coluna. As informações básicas necessárias no preparo pré-operatório tem-se mostrado úteis para minimizar a ansiedade e aliar o cliente ao tratamento cirúrgico proposto. Possibilitar ao cliente e ao seu cuidador acesso a estas informações estabelece meios para que ambos se transformem em agentes ativos no processo, permitindo um melhor desenvolvimento das ações da equipe de enfermagem e das demais equipes. O conhecimento das etapas envolvidas favorece maior diálogo e parceria com o cliente. O desafio de estruturar estas informações de maneira a contemplar as complexidades da especialidade, foi usar uma linguagem simples e selecionar imagens visando facilitar a compreensão. Percebemos que a organização deste Manual pode contribuir para a SAE ao cliente no âmbito da cirurgia de coluna. A capacidade de abstração torna-se um empecilho quando compete ao enfermeiro a tarefa de orientar, esclarecer seus clientes quanto a procedimentos complexos e afins. Subsídio como este objetiva facilitar a comunicação e a participação nesta construção que é o cuidado e o autocuidado, princípio básico da formação e do trabalho da equipe de enfermagem.

Palavras-chave


ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM; CIRURGIA DE COLUNA

Referências


BRANDT R.A; WAJCHENBERG M. Estenose do Canal Vertebral Cervical e Lombar. Einstein. 2008; 6 (Supl. 1): S29-S32.

DANDY, D. J. Ortopedia e Traumatologia Prática- Diagnóstico e Tratamento. 2ª edição. Ed Revinter. RJ, 2000. 468 p.

DANDY, D. J; EDWARDS D.J. Fundamentos Em Ortopedia e Traumatologia - Uma Abordagem Prática. 5ª edição. Ed Elsevier Brasil. RJ, 2011. 512 p.

DANGELO J.G.; FATTINI C.A. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 3ª edição. Ed. Atheneu. São Paulo, 2007. 764 p.

GUYTON A.C; HALL J.E. Tratado de Fisiologia Médica. 12ª edição. Editora Elsevier.  R.J, 2011. 1.216 p.

NEVES, R.S; JESUS. C.A.C. Diagnósticos de Enfermagem em Pacientes Lesados Medulares. 1ª edição. Difusão Editora. São Paulo, 2007.184p.

SMELTZER S.C.; BARE, B.G. BRUNNER/SUDDARTH. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica -2 Volumes. 12ª Edição Guanabara Koogan. RJ, 2011. 2396p.

WAY L.W.; DOHERTTY G.M . Cirurgia, Diagnóstico e Tratamento. 13ª edição. Ed. Guanabara Koogan. RJ, 2011. 1.242p.