Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROPOSTA METODOLOGICA PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM EM PUERICULTURA DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
Margarete Maria de Lima, Kenya Schmidt Reibnitz, Ana Izabel Jatobá de Souza, Daiana Kloh

Resumo


Caracterização do problema: O ensino de enfermagem ao partir de situações concretas vividas nos diferentes campos de prática propicia ao aluno a problematização e exercício do pensamento crítico (CESTARI, 2005), ao mesmo tempo, assumimos o papel de docente e de aluno ao vivenciar o estágio de docência. Relata a experiência do estágio de docência, desenvolvida com uma proposta metodológica construída e aplicada coletivamente com acadêmicos e docentes de enfermagem, durante a consulta de puericultura. Descrição da experiência: Atividade guiada pela metodologia da problematização em uma disciplina de um Curso de Graduação em Enfermagem. A proposta de desenvolver o estágio de docência com enfoque na consulta de puericultura partiu da vivencia da doutoranda enquanto professora substituta ao perceber os diversos sentimentos dos acadêmicos ao se depararem com a consulta à criança. Foram construídos quatro instrumentos guias para o exame físico da criança; entrevista da criança durante a consulta de enfermagem; etapas do crescimento e desenvolvimento de dois a 18 meses; orientações relacionadas à alimentação do lactente.  Efeitos alcançados: A construção coletiva partiu da necessidade de cada grupo. Enfatizou-se a importância da aproximação com a realidade da criança e família durante a consulta, realizada mediante uma relação dialógica, permitindo que a família expressasse seus sentimentos e procurando entender seu contexto de vida. A atividade favoreceu o desenvolvimento da consulta de enfermagem, contribuindo para minimizar a ansiedade e propiciando autonomia e mais segurança no momento da interação com a criança e família. A metodologia da problematização propiciou resgatar os conhecimentos de fases anteriores do curso, a reflexão sobre as fragilidades referentes à consulta de enfermagem, as hipóteses de soluções para as dificuldades encontradas e a construção de instrumentos que atendessem as necessidades de ensino-aprendizagem. Recomendações: A incorporação desta prática pedagógica deve ser estimulada, pois propicia o desenvolvimento de novos saberes relacionados à saúde da criança e ao exercício da docência no ensino superior de enfermagem.