Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A QUALIDADE DA COMUNICAÇÃO MÉDICO-PACIENTE COMO FATOR DECISIVO NA ADESÃO AO TRATAMENTO
David Cassio Ribeiro Vasconcelos, Esio Fortaleza Nascimento Chaves Pedrosa, Bruno Leite Cabral, Nádia Fortaleza Nascimento Chaves Pedrosa, Thiago Antônio Paiva Matos, Idália Luzia Fortaleza Chaves Martins

Resumo


Introdução: Consulta clínica interativa exige comunicação além da fala. Escutar, estar atento ao paciente, evitar práticas punitivas que geram fracasso da relação médico-paciente, desestimulando retorno à consulta. Boa comunicação prevê escuta atenciosa e esclarecimentos pelo diálogo profissionais/ pacientes. Partindo dessas premissas um grupo de alunos e professores de medicina executou um projeto com pacientes hipertensos, como parte de suas atividades práticas curriculares. Objetivos: Desenvolver um processo comunicacional para melhorar o conhecimento de hipertensos sobre a enfermidade e adesão ao seu controle, em comunidade adscrita à Unidade Básica de Saúde Mirian Mota, Fortaleza-CE, 2012. Método: Estudo quantitativo e qualitativo com entrevistas individuais utilizando dois roteiros semi-estruturados para conhecer a situação e captar significados dos hipertensos acompanhados por uma agente de saúde, sobre fatores de risco para a doença: alimentação, atividades físicas e evolução da hipertensão. Atividades realizadas quinzenalmente com base no resultado das entrevistas: Mesa Redonda com participação ativa da ACS; Roda de Conversa – interação pacientes/aluno/professoras/ACS; Diálogo em Café da Manhã; Palestras sobre nutrição, atividades físicas e evolução da doença; Medição de peso, pressão arterial e glicemia com explicações sobre as aferições. Resultados: Dos 52 pacientes do Projeto, 57,2% eram analfabetos; Atividade física era praticada por 19,0%, alcançando 71,4% ao final de um ano; Alimentação inadequada mudou de 85,7% para 19,1%. Da pesquisa qualitativa, após análise das categorias, foi possível aprofundar a compreensão sobre estilo de vida saudável e valor da comunicação: “depois de conversar com vocês, sinto mais tranqüilidade, melhora até minhas dores de cabeça.” “Depois que vocês vieram e falaram o que era bom, eu mudei muita coisa na minha vida pra diminuir a pressão”; “Só de vocês virem aqui conversar com a gente, já é uma coisa boa.”.

Palavras-chave


Comunicação, Médico, Paciente.