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CONTRIBUINDO PARA A QUALIDADE DE VIDA: UMA VIVÊNCIA ACADÊMICA.
Resumo
Caracterização do problema: As discussões nas Instituições de Ensino Superior (IES) e nos serviços de saúde aliadas a implementação das novas diretrizes Curriculares Nacionais para cursos da área da saúde, suscitou a necessidade das IES a repensar suas práticas pedagógicas, inserindo o estudante precocemente nos serviços de saúde e com o SUS. Descrição da experiência: O relato refere-se à atividade teórica prática desenvolvida pelos acadêmicos do sexto período de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS, no componente curricular “Cuidado de Enfermagem no Processo do Viver Humano I”, priorizando a assistência de enfermagem a portadores de Doenças Crônica Não Transmissíveis (DCNT), entre 04/11 a 18/11 /2013, em uma Unidade Saúde da Família (USF) do município de Chapecó – SC. Efeitos alcançados: Na USF encontram-se cadastrados 6.474 usuários e nas duas microáreas em estudo, que pertencem ao mesmo loteamento, somam 1.356 moradores, 13,86% tem diagnóstico de HAS e 3,8% de diabetes. A atividade contemplou 34 Visitas Domiciliares (VD) a hipertensos e diabéticos, priorizando usuários com maior vulnerabilidade e complexidade em relação a sua patologia. Na VD, realizada com o acompanhamento das Agentes Comunitárias de Saúde, realizou-se um rastreamento sobre a condição patológica, com ênfase nos níveis glicêmicos e pressóricos, tratamento não medicamentoso e medicamentoso, exames de rotina e complicações crônicas da doença. A partir das informações obtidas, foram selecionados 23% dos usuários com maior necessidade de intervenção para consulta de enfermagem na USF. Visando efetivar o acompanhamento foi organizado um grupo educativo na comunidade em parceria com a equipe de saúde. Recomendações: As VDs realizadas pelos acadêmicos possibilitaram identificar as condições/necessidades da população e apontam a complexidade e a necessidade de intervenção da equipe multiprofissional, para quem recomenda ações individuais e atividades educativas coletivas (grupos periódicos). Para a IES recomenda-se que o processo pedagógico utilizado na disciplina sirva de modelo para os demais componentes, considerando que o curso encontra-se em fase de implantação. Uma vez que, amplia os conhecimentos dos estudantes sobre a realidade do SUS e contribui na educação permanente dos profissionais da equipe de saúde.
Palavras-chave
Educação em Enfermagem; Integração Ensino Serviço; Atenção Primária à Saúde.