Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE: NA DINÂMICA DO ADOECIMENTO
Marianna Maciel Schettini de Queiroz, Gustavo Alexandre Barbosa da Silva, Luanna Polari Leitão, Vinícius Bezerra Guerra, Iara Medeiros de Araújo

Resumo


Introdução: Através da expansão da Estratégia de Saúde da Família (ESF) buscou-se consolidar os princípios do SUS - principalmente, a descentralização, integralidade e regionalização - na perspectiva da efetivação da autonomia do usuário e do atendimento humanizado em saúde. Assim, a atenção básica em saúde passou a ser fundamental para o acesso do usuário ao serviço de saúde, sendo designada como porta de entrada do SUS. A atenção básica é caracterizada por um conjunto de ações estratégicas que buscam compreender os usuários e garantir o bem-estar individual e coletivo, alicerçado, basicamente, na promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças através de atendimentos majoritários de casos de baixa complexidade. Dessa forma, as Unidades de Saúde da Família (USF) tem função primordial na aproximação dos serviços públicos de saúde à comunidade. Objetivos:Baseado nesse contexto, o objetivo do estudo é analisar a relação que as questões sociais, culturais e econômicas da população estabelecem com a dinâmica do adoecimento. Método: O estudo baseou-se em uma metodologia qualitativa-exploratória realizada mediante aplicação de formulário com questões acerca das condições de saúde e de vida das famílias assistidas pela USF Ipiranga, no município de João Pessoa-PB. Resultados:Na comunidade do Valentina, a USF Ipiranga compreende cerca de 8000 usuários, de 3 microáreas (Monte das Oliveiras, Girassol, Boa Esperança), na busca de  garantir melhorias na qualidade de vida da população. Na região atendida pela USF Ipiranga, entre as doenças, é nítida a predominância de diabetes e hipertensão, resultado de hereditariedade, mas também por má alimentação. Apesar da existência da Unidade, a maioria da população ainda prefere dirigir-se aos hospitais por encontrar dificuldades e queixas quanto à eficácia da atenção básica. Conclusão: Fica explícito, então, a necessidade de trabalhar a formação de novos hábitos em saúde, a qualificação do atendimento e as estratégias de prevenção na atenção básica, a fim de consolidá-la como principal meio de acesso ao serviço. Na perspectiva da humanização em saúde, a sensibilidade de escutar, aconselhar, identificar as principais qualidades e necessidades da região são elementos primordiais para uma atuação mais consciente como cidadãos e para a melhoria da qualidade do serviço prestado.

Palavras-chave


Atenção básica; prevenção; USF.

Referências


BRASIL. MINISTERIO DA SAÚDE. As cartas da promoção da saúde.Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2002.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.Vigilância em Saúde: Dengue, Esquistossomose, Hanseníase, Malária, Tracoma e Tuberculose / Ministério da Saúde,Secretaria de Atenção a Saúde, Departamento de Atenção Básica . - 2. ed. rev. - Brasília : Ministério da Saúde, 2008.

Azevedo ALM, Costa AM. A estreita porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS): uma avaliação do acesso na Estratégia de Saúde da Família. Comunicação Saúde Educação. Recife,2010.