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A COMUNICAÇÃO NA HUMANIZAÇÃO EM ATENDIMENTO EM SAÚDE: UMA FERRAMENTA EFICAZ NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Resumo
Objetivo: Melhorar a adesão dos pacientes ao plano terapêutico e outras recomendações profissionais, por meio de uma comunicação apropriada. Material e método: Após conhecer comportamento inadequado e falta de conhecimento sobre atuação promotora de saúde de um grupo populacional em micro-área de saúde da família, Unidade Básica de Saúde Mirian Mota, Fortaleza-CE, foram realizadas palestras com abordagem humanizada, respeitando contexto de vida e estimulando participação do grupo. Os temas foram hipertensão arterial e nutrição do hipertenso. Participaram, respectivamente, 30 e 40 hipertensos. Foram ofertados dois cafés-da-manhã – adequados em conteúdo e acesso financeiro, com demonstração prática e teórica, de forma lúdica, sobre o padrão alimentar às restrições que a condição impunha. Houve parceria faculdade/serviço de saúde/centro social comunitário. Pesquisa qualitativa foi aplicada ao final das atividades. Resultados: A análise de categorias obtidas mostrou que os beneficiados reduziram suas dúvidas sobre o tema tratado, passando a encarar a doença de modo mais confiante e melhor compreensão da doença e adesão ao plano terapêutico e adoção consciente a um estilo de vida mais saudável como referiram: “... agora a gente sabe porque fazer caminhada e comer direito”; “não pode esquecer do remédio”, “os alunos explicaram com paciência e o pessoal do posto não tem muito tempo, é diferente”, “...a gente se sentiu respeitado”. Conclusões: É necessário aprimorar a forma como os profissionais de saúde abordam seus pacientes, adotando uma linguagem mais acessível e confiável, usando até meios práticos para que a população entenda as informações sobre as doenças e tratamentos propostos.
Palavras-chave
Comunicação, Atendimento, Humanização