Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A COMUNICAÇÃO NA HUMANIZAÇÃO EM ATENDIMENTO EM SAÚDE: UMA FERRAMENTA EFICAZ NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
David Cassio Ribeiro Vasconcelos, Esio Fortaleza Nascimento Chaves Pedrosa, Idalia Luzia Fortaleza Chaves Martins, Nádia Fortaleza Nascimento Chaves Pedrosa, Thiago Antônio Paiva Matos

Resumo


Objetivo: Melhorar a adesão dos pacientes ao plano terapêutico e outras recomendações profissionais, por meio de uma comunicação apropriada. Material e método: Após conhecer comportamento inadequado e falta de conhecimento sobre atuação promotora de saúde de um grupo populacional em micro-área de saúde da família, Unidade Básica de Saúde Mirian Mota, Fortaleza-CE, foram realizadas palestras com abordagem humanizada, respeitando contexto de vida e estimulando participação do grupo. Os temas foram hipertensão arterial e nutrição do hipertenso. Participaram, respectivamente, 30 e 40 hipertensos. Foram ofertados dois cafés-da-manhã – adequados em conteúdo e acesso financeiro, com demonstração prática e teórica, de forma lúdica, sobre o padrão alimentar às restrições que a condição impunha. Houve parceria faculdade/serviço de saúde/centro social comunitário. Pesquisa qualitativa foi aplicada ao final das atividades. Resultados: A análise de categorias obtidas mostrou que os beneficiados reduziram suas dúvidas sobre o tema tratado, passando a encarar a doença de modo mais confiante e melhor compreensão da doença e adesão ao plano terapêutico e adoção consciente a um estilo de vida mais saudável como referiram: “... agora a gente sabe porque fazer caminhada e comer direito”; “não pode esquecer do remédio”, “os alunos explicaram com paciência e o pessoal do posto não tem muito tempo, é diferente”, “...a gente se sentiu respeitado”. Conclusões: É necessário aprimorar a forma como os profissionais de saúde abordam seus pacientes, adotando uma linguagem mais acessível e confiável, usando até meios práticos para que a população entenda as informações sobre as doenças e tratamentos propostos.

Palavras-chave


Comunicação, Atendimento, Humanização