Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
DINÂMICAS INTERACIONAIS COM IDOSOS: UMA FORMA DIVERTIDA DE TRABALHAR A ANDROPAUSA
Carolina Silton Pinheiro de Araújo, Carlos Henrique Maia Ferreira de Alencar, Bruna Lucena Augusto, Caio Henrique Nunes Bezerra, Camila de Queiroz Campos Ferraz, Camila Moreira Nobre Bonfim, Camila Sousa Gonçalves, Camilla Camuza Coelho Rabelo Queiroz, Carla Valentina Melo de Matos, Joseane Marques Fernandes

Resumo


Caracterização do problema: A Andropausa é um quadro clínico lento e insidioso pouco discutido que ocorre em uma parcela significativa de homens que adentram a terceira idade. Trata-se de um quadro que afetaria os homens a partir dos 40-50 anos de idade caracterizada pela perda da libido ou desejo sexual, diminuição de massa muscular, perda de energia, depressão, disfunção erétil entre outros sintomas, tendo como causa o decréscimo na produção da testosterona, quando estes mensageiros químicos que controlam nosso organismo estão bem reduzidos (menos de 30 a 40% do normal). Descrição da experiência: A atividade foi desenvolvida em um salão comunitário, com um grupo de idosos acompanhados por uma equipe de saúde da família do município de Fortaleza. Primeiramente foi realizada uma roda de conversa que estimulou o surgimento da temática. Neste momento realizou-se uma dinâmica com balões, onde ao som de uma música os participantes passavam os balões e quando a música parava, estouravam o mesmo e liam os questionamentos a respeito do assunto. Após a leitura e exposição do idoso a respeito do conhecimento sugerido, realizava-se uma discussão ampliada com os outros participantes favorecendo uma construção ativa do assunto a partir do conhecimento prévio dos participantes. Ao final, foi realizada uma síntese utilizando-se parodias e músicas. Efeitos Alcançados: Ao final de toda a dinâmica e da discussão em grupo, houve uma grande interação entre os idosos e os facilitadores, na qual observamos a exposição de experiências e aprendizados vividos por eles e o desejo do compartilhamento destes com suas famílias. Os idosos procuraram reconhecer em si mesmos ou em seus familiares características deste quadro clínico, referido que é também nesses espaços lúdicos que se atesta a validade das proposições, sejam elas de diagnóstico, tratamento ou prevenção. Recomendações: Portanto, é recomendado o uso de dinâmicas e metodologias diversas para melhorar o entendimento a cerca de um tema abordado com a finalidade de aumentar a interação entre o grupo e seus facilitadores, estimulando a discussão, favorecendo um aprendizado dinâmico, autônomo, interativo e com construção partilhada de saber.

Palavras-chave


andropausa; idosos, dinâmica

Referências


MARTITS, A. M.; COSTA, E.M.F.; Benefícios e riscos do tratamento da andropausa.  Rev Assoc. Med. vol. 51, n 02, São Paulo, 2005.