Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
BACHARELADO E LICENCIATURA EM ENFERMAGEM DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO/USP: POLÍTICAS E AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Neire Aparecida Machado Scarpini, Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves

Resumo


O Projeto Político Pedagógico - PPP - do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP considera a integração com a Educação Básica, atendendo o Inciso II do Artigo 3º das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem - DCNENF, que traz como perfil do egresso: alguém capacitado para atuar na Educação Básica. Este estudo busca identificar a relação entre o PPP/EERP e as DCNENF no tocante a integração com a Educação Básica. O PPP do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, tem o propósito de formar um graduando crítico e reflexivo, dentro de um enfoque humanístico para que ele receba uma formação que atenda às demandas do Sistema Único de Saúde - SUS - e da educação. Este estudo qualitativo fundamenta-se na abordagem histórico-cultural (VIGOTSKI, 2007). Os dados foram construídos por meio da técnica do grupo focal (FLICK, 2009) e da análise documental do PPP (EERP/USP). O grupo focal foi realizado em 3 escolas públicas de Educação Básica, com dois encontros em cada, com a participação total de dezoito professores. O Projeto Político Pedagógico (EERP/USP) tem investido em novas propostas metodológicas como as práticas educativas que adotam a pesquisa como eixo norteador (CHAIGAR, 2012) e processos de ensino-aprendizagem pautados na metodologia ativa. A proposta de ações integradas com a adoção de referenciais pedagógicos críticos, reflexivos e humanísticos prepara os graduandos para o trabalho coletivo no âmbito da Educação Básica, atendendo às demandas sociais do SUS e da educação. Na visão dos professores da Educação Básica, os graduandos em Enfermagem podem integrar as ações de promoção da saúde às suas ações na sala de aula. Tal articulação caba por efetivar, assim, uma proposta de política nacional.

Palavras-chave


Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem. Projeto Político Pedagógico. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Educação Básica.

Referências


BRASIL. Conselho Nacional De Educação. Câmara De Educação Superior. Resolução CNE/CES Nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, 2001

CHAIGAR, V. A. M. Ensino-pesquisa e repercussões nos olhares sobre a cidade: um estudo com discentes de pedagogia. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP, Campinas - 2012, p. 25-37.

FLICK, U. Grupos Focais. Introdução à pesquisa qualitativa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 180-193.

 

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem. Ribeirão Preto: EERP/USP, 2008.

 

VIGOTSKI, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.