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CONVERSANDO SOBRE DROGAS DENTRO DA ESCOLA- RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET-SAÚDE PSE
Resumo
Introdução: O Programa Saúde na Escola (PSE) objetiva contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino, as ações envolvem três componentes: Componente I, que aborda avaliações antropométricas e nutricionais, a fim de conhecer o estado físico e nutricional dos adolescentes; Componente II, que engloba a promoção da saúde e prevenção e por fim o Componente III, que objetiva aperfeiçoar o processo de formação dos gestores e das equipes de educação e de saúde. O PET-Saúde adentrou de maneira a fomentar uma gestão coletiva das ações de saúde e educação com inserção de acadêmicos nas vivências do PSE. Objetivo: Relatar a vivência dos acadêmicos de enfermagem em uma oficina sobre Drogas. Metodologia: Estudo de caráter descritivo, do tipo relato de experiência, realizado durante as atividades do PET-Saúde na Escola de Ensino Fundamental Raul Monte, no território de abrangência do CSF – Alto da Brasília, Sobral-CE, no período de outubro de 2013. O estudo foi desenvolvido semanalmente através da observação participativa e a partir da execução de dinâmicas relacionadas ao tema. Foram realizadas oficinas com alunos de diferentes turmas, com idade entre 12 e 15 anos. Cada oficina teve duração de uma hora, todas realizadas no contra turno. Seguindo os princípios éticos da resolução N° 196/96 do CNS. Resultados e Discussões: A princípio por se tratar de um tema já bastante falado na mídia, procuramos abordá-lo de uma maneira mais lúdica para ater a atenção dos adolescentes, foram feitas dinâmicas de perguntas e respostas, eles mostraram-se bastante participativos e entendidos sobre o assunto, no decorrer da atividade foram surgindo dúvidas, prontamente respondidas pelos monitores. Ao final da dinâmica foi feito um questionamento “Qual o motivo que leva alguém a consumir drogas?”, as respostas foram diversas: curiosidade, problemas financeiros e emocionais, influência de colegas. Os próprios adolescentes relataram casos de colegas que se envolveram com drogas. Há ainda dúvidas sobre como lidar após já está envolvido com drogas, os meios de tratamento. Conclusão: A partir deste relato de experiência pode-se afirmar que abordar sobre as drogas de uma maneira lúdica, com a participação dos adolescentes na execução da atividade é essencial, pois os adolescentes podem participar ativamente, tirando dúvidas e relatando experiências no decorrer das dinâmicas.