Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
DESMISTIFICANDO A SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: UM PROJETO LÚDICO NO CAMPO ESCOLAR.
Naiana Teles de Andrade, Sócrates Belém Gomes, Melissa Carollina Dantas Joventino, Lorena Cavalcante de Lemos, Marília Rabelo Pinheiro, Monique Montesuma de Vasconcelos, Thales Gonçalves de Sousa, Luiza Bezerra Cavalcante Soares, Mariana Lima Montenegro, Lucas Meireles Holanda, Nara Mirella Teixeira Paiva, Morgana Feitosa de Queiroga, Lisiani Maria Verri Alexandre, Luan Victor Almeida Lima, Joseane Marques Fernandes

Resumo


Caracterização do problema: A promoção da saúde na adolescência vem-se tornando uma prática cada vez mais importante no contexto dos profissionais da saúde,  pois existe a necessidade de uma verdadeira efetivação dela para a consecução de um sistema de saúde capaz de atender, de forma eficaz, às demandas desses grupo social. Nessa perspectiva, a adolescência é um período em que surgem diversas dúvidas sobre a sexualidade, tendo em vista a rápida mudança corporal e as novas experiências afetivas. Devido à dificuldade de se abordar o tema surgem bastantes mitos sobre o assunto, os quais, muitas vezes, são tomados como verdade. Portanto, objetivamos elucidar esses mitos, como forma de propiciar uma qualidade de vida significativamente positiva para essa faixa etária. Descrição da experiência: A atividade, que foi realizada em uma escola localizada em Fortaleza, no estado do Ceará, com alunos entre 13 e 15 anos, consistiu na simulação de um quadro do programa televisivo “Altas Horas” da Rede Globo. O quadro em questão diz respeito a um programa de auditório, no qual o apresentador entrevista convidados, abordam uma determinada temática e respondem aos questionamentos da plateia sobre ela. Na atividade, foi desenvolvida a mesma didática com dois acadêmicos de Medicina, que fizeram uma breve explanação sobre a sexualidade na adolescência e responderam às perguntas dos adolescentes. Para tanto, usavam o jargão do programa “fala, garoto” como estimulador para novas participações. Efeitos alcançados: A atividade lúdica mostrou-se como um eficaz instrumento para abordar o tema com os adolescentes, haja vista que houve grande participação dos alunos por meio da promoção de diversos questionamentos. No final da atividade, foi observada a desmistificação de muitos assuntos e um maior domínio dos participantes sobre a temática. Recomendações: Existem múltiplos assuntos sobre sexualidade e, normalmente, os adolescentes procuram informações por intermédio dos recursos midiáticos, os quais não são totalmente confiáveis. Portanto, a abordagem de tópicos relacionados à sexualidade, de uma maneira informal e dinâmica com grupos de adolescentes, deve ser utilizada de maneira mais rotineira no campo escolar, como metodologia coletiva de transmissão horizontal de conhecimento.

Palavras-chave


mitos; atividades lúdicas; sexualidade

Referências


MAIA, A. C. B.  et al. Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural. Psicologia em Estudo, v. 17, p. 151-156,  2012.

 

HEILBORN, M. L. Entre as tramas da sexualidade brasileira. Revista Estudos Feministas, v. 14, p. 43-59,  2006

 

CANO, M. A. T.; FERRIANI, M. D. G. C.; GOMES, R. Sexualidade na adolescência: um estudo bibliográfico. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 8, p. 18-24,  2000