Tamanho da fonte:
DESMISTIFICANDO A SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: UM PROJETO LÚDICO NO CAMPO ESCOLAR.
Resumo
Caracterização do problema: A promoção da saúde na adolescência vem-se tornando uma prática cada vez mais importante no contexto dos profissionais da saúde, pois existe a necessidade de uma verdadeira efetivação dela para a consecução de um sistema de saúde capaz de atender, de forma eficaz, às demandas desses grupo social. Nessa perspectiva, a adolescência é um período em que surgem diversas dúvidas sobre a sexualidade, tendo em vista a rápida mudança corporal e as novas experiências afetivas. Devido à dificuldade de se abordar o tema surgem bastantes mitos sobre o assunto, os quais, muitas vezes, são tomados como verdade. Portanto, objetivamos elucidar esses mitos, como forma de propiciar uma qualidade de vida significativamente positiva para essa faixa etária. Descrição da experiência: A atividade, que foi realizada em uma escola localizada em Fortaleza, no estado do Ceará, com alunos entre 13 e 15 anos, consistiu na simulação de um quadro do programa televisivo “Altas Horas” da Rede Globo. O quadro em questão diz respeito a um programa de auditório, no qual o apresentador entrevista convidados, abordam uma determinada temática e respondem aos questionamentos da plateia sobre ela. Na atividade, foi desenvolvida a mesma didática com dois acadêmicos de Medicina, que fizeram uma breve explanação sobre a sexualidade na adolescência e responderam às perguntas dos adolescentes. Para tanto, usavam o jargão do programa “fala, garoto” como estimulador para novas participações. Efeitos alcançados: A atividade lúdica mostrou-se como um eficaz instrumento para abordar o tema com os adolescentes, haja vista que houve grande participação dos alunos por meio da promoção de diversos questionamentos. No final da atividade, foi observada a desmistificação de muitos assuntos e um maior domínio dos participantes sobre a temática. Recomendações: Existem múltiplos assuntos sobre sexualidade e, normalmente, os adolescentes procuram informações por intermédio dos recursos midiáticos, os quais não são totalmente confiáveis. Portanto, a abordagem de tópicos relacionados à sexualidade, de uma maneira informal e dinâmica com grupos de adolescentes, deve ser utilizada de maneira mais rotineira no campo escolar, como metodologia coletiva de transmissão horizontal de conhecimento.
Palavras-chave
mitos; atividades lúdicas; sexualidade
Referências
MAIA, A. C. B. et al. Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural. Psicologia em Estudo, v. 17, p. 151-156, 2012.
HEILBORN, M. L. Entre as tramas da sexualidade brasileira. Revista Estudos Feministas, v. 14, p. 43-59, 2006
CANO, M. A. T.; FERRIANI, M. D. G. C.; GOMES, R. Sexualidade na adolescência: um estudo bibliográfico. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 8, p. 18-24, 2000