Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Transversalidade e interdisciplinaridade na formação profissional em Saúde Coletiva
Ana Cléa Veras Camurça Vieira, Gracyelle Alves Remígio Moreira, Aline Veras Morais Brilhante, Cleoneide Paulo Oliveira Pinheiro, Luiza Jane Eyre de Souza Vieira

Resumo


As redes assistenciais requisitaram com mais veemência as escolas formadoras transformações no currículo, novos olhares e enfoques inovadores que despertassem nos educandos perspectivas problematizadoras a partir, do cuidado integral e centralizados na família. Essas questões elucidam a importância dos arranjos familiares e o sentido e significado das relações familiares para a promoção da saúde e refletem nos processos de ensino e aprendizagem.  Porém, devem servir para que os profissionais responsáveis pela formação tenham essa mesma percepção sobre seus educandos e, possam ampliar seus olhares as habilidades e competências individuais, assim como, as demandas e necessidades. Desse modo, as abordagens com temáticas transversais no currículo e que provocam trabalhos interdisciplinares reinventam e redesenham uma nova formação em saúde e solicitam maior aproximação a realidade. Dentre as metodologias ativas de ensino e aprendizagem, vale ressaltar a abordagem participativa dos educandos e a incorporação de práticas e saberes, mediante a sensibilização do verdadeiro processo de territorialização, resgatando-o como espaço de relações pessoais,  via debates e discussões com a população adscrita, provocadas pelas rodas de conversa, os grupos de observação e verbalização, atividades lúdicas, construções de painéis integrados e ensaios reflexivos. Pode-se perceber maior interação e empoderamento dos educandos, a partir de suas próprias vivencias, situando-se como sujeito histórico e participando ativamente do processo de ensino e aprendizagem. Recomenda-se ao campo de formação profissional em saúde coletiva construções metodológicas que perpassem troca de saberes e experiências de forma interdisciplinar desde a graduação, a fim de gerar construções consolidadas pelo exercício pleno da escuta e do acolhimento em práticas humanizadoras em promoção de saúde e da educação profissional iniciadas a partir dos núcleos formadores.

Palavras-chave


educação em saúde; saúde coletiva; competencia profissional

Referências


BORDENAVE, J.E.D. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2000, 312p.

DEMO, P. Saber Pensar. São Paulo: Cortez, 2002.

HUNTER, J.C. O Monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Traduzido por Maria da Conceição Fornos de Magalhães. 25.ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2004, 139p.

PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Trad. Cláudia Schilling. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.208p.

____________. Dez novas competências para ensinar. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. ? . Porto Alegre: Artmed, 2000.191p.

POPE, C.; MAYS, N. PESQUISA QUALITATIVA NA ATENÇÃO À SAÚDE. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.