Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O EXERCÍCIO DA TUTORIA EM UM CURSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: APRENDER A APRENDER? APRENDER A ENSINAR? OU ENSINAR A APRENDER?
Elaine Franco dos Santos Araujo, Maria Paula Cerqueira Gomes, Luciana Alves Pereira

Resumo


Introdução: O exercício da tutoria de um curso à distância é, em si, um desafio, pois mediar o aprendizado e a motivação dos alunos, sem manter um contato contínuo com eles, depende, algumas vezes, da habilidade do tutor de envolver todos nas atividades propostas e de utilizar diversas estratégias para manter o grupo aquecido... É preciso que o tutor atue no sentido de facilitar a criação e o fortalecimento de vínculos afetivos entre todos. A mediação do tutor tem por objetivo principal facilitar a apropriação do material por quem estuda. A atuação como tutora do Curso de Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde, minha primeira experiência de tutoria, me fez pensar sobre os limites entre o ensinar e o aprender e foi fonte de muitos aprendizados, trocas, reflexões, frustrações e superações. Objetivos: Identificar os principais desafios, aprendizados e sentimentos que podem ser vivenciados por um tutor ao longo de sua prática pedagógica; Refletir sobre as potencialidades e fragilidades da mediação do tutor na educação à distância; Discutir a importância da valorização das oportunidades, aprendizados, construções e trocas que são desenvolvidas na tutoria, tanto para o tutor como para os alunos. Método: Estudo qualitativo, com abordagem descritivo-exploratória. A coleta de dados primários foi realizada em relatos registrados no portfólio elaborado pela tutora. A análise foi feita através da análise de conteúdo. Resultados preliminares: Existe uma tensão por parte dos tutores e do grupo de alunos quando da perda de algum integrante do grupo; O tutor deve buscar ativamente estratégias e recursos diferenciados para manter a participação constante e qualificada dos alunos no ambiente virtual de aprendizado; O tutor deve buscar conhecer bem seus alunos para sentir suas potencialidades e fragilidades, favorecendo sua atuação como facilitador da aprendizagem. Conclusão: Pode-se afirmar que à medida que a proximidade entre tutor e alunos, e entre estes, aumenta, proporcionalmente também aumentam as possibilidades de momentos de tensão, porque as atividades, debates e avaliações podem remeter a questões particulares de cada um. Ao mesmo tempo, esta interação propicia a troca e o compartilhamento de descobertas, mobiliza o grupo em torno da sua própria aprendizagem e favorece a ajuda mútua. Neste sentido, a tutoria é um excelente espaço para o exercício da reflexão sobre o ensinar e o aprender.

Palavras-chave


Tutoria; Ensino-Aprendizagem; Formação Superior de Profissionais de Saúde.

Referências


ALMEIDA, M. E. B. Educação à distância na Internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 29; n. 2; jul.-dez., 2003.

ANDRADE, J. B. F. A mediação na tutoria on line: o entrelace que confere significado à aprendizagem. In: SANTOS, G. S. & ANDRADE, J. B. F. (org.) Virtualizando a Escola. Migrações docentes rumo a sala de aula virtual. Brasília: Ed. Liber Livro, 2010.

BOTTI, S. H. de O. e REGO, S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: Quais são seus papéis? Revista Brasileira de Educação Médica. V. 32, n. 3; p. 363-73, 2008.

CAMPOS, Gilda; ROQUE, Gianna; AMARAL, Sergio (org.) Dialética da Educação a Distância. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2007. In: SÁ, Odete S. A mediação pedagógica na construção da autonomia em um curso típico de EaD. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Mediação Pedagógica. Rio de Janeiro: PUC, 2010.

Lévy, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Ed. 34, 1993.

MEDEIROS, Leila; MACEDO, Margarete; AMARAL, Sérgio e RIBEIRO, Vera. Mediação pedagógica em EaD. (mimeo)