Tamanho da fonte:
WEBSITE - UMA NOVA FERRAMENTA PARA TRABALHAR COM ADOLESCENTES
Resumo
A difusão do acesso à internet e a presença ativa dessa nova ferramenta na vida dos jovens têm desvelado novas formas de trabalhar com essa clientela. As ferramentas computacionais para o ensino da saúde têm oferecido novas possibilidades que fortalecem o trabalho interativo e a participação ativa dos adolescentes na construção de seu aprendizado. Os Websites surgem como um método inovador e trabalham o aprendizado por meio do resgate do conhecimento prévio do jovem e da reformulação das políticas relacionadas a ele a partir da aquisição de novas informações, colocando educandos e educadores lado a lado em uma construção coletiva e horizontal. Descrição da experiência: Os acadêmicos de Medicina da disciplina de Integração de Ensino na Comunidade desenvolveram um site de fácil acesso aos jovens contendo informações relevantes sobre o período da adolescência. Em seguida, foi explicada a forma de acesso e oferecido o laboratório da escola durante o intervalo das aulas como local de acessibilidade aos alunos. As perguntas deixadas no site são respondidas diariamente. O site é, além de uma forma de conscientização, um meio o qual os jovens poderão utilizar para envio de dúvidas acerca do assunto. As questões recebidas pelos administradores do site são respondidas e devidamente postadas na página sem nenhum tipo de identificação. Todo o material recebido e respondido será utilizado para futuras intervenções educativas nessa clientela. Efeitos alcançados: A utilização de uma ferramenta digital permitiu maior estreitamento de vínculos, o que favoreceu uma construção crítico-reflexiva pelos adolescentes acerca das situações vivenciadas no período da adolescência. A participação no site tem tido crescimento exponencial. A contextualização do conteúdo afinado à contemporaneidade e à pertinência de sua abordagem bem como a coerência do conteúdo com o público-alvo têm mostrado resultados positivos de satisfação e aprendizado. Recomendações: O desenvolvimento e a aplicação de novas abordagens educacionais via internet contribuem positivamente, além de criar a possibilidade de enriquecer o processo ensino-aprendizagem, progressivamente, incorporando novas tecnologias e recursos com modalidade de ensino que seja mais afinada com as necessidades educacionais da sociedade. As avaliações subjetivas realizadas indicam a validade dessa simulação como ferramenta para melhoria do processo de ensino-aprendizagem em grupos de adolescentes.
Palavras-chave
website; adolescentes; novas ferramentas