Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
WEBSITE - UMA NOVA FERRAMENTA PARA TRABALHAR COM ADOLESCENTES
Naiana Teles de Andrade, Sócrates Belém Gomes, Melissa Carollina Dantas Joventino, Lorena Cavalcante de Lemos, Marília Rabelo Pinheiro, Monique Montesuma de Vasconcelos, Thales Gonçalves de Sousa, Luiza Bezerra Cavalcante Soares, Mariana Lima Montenegro, Lucas Meireles Holanda, Nara Mirella Teixeira Paiva, Morgana Feitosa de Queiroga, Lisiani Maria Verri Alexandre, Luan Victor Almeida Lima, Joseane Marques Fernandes

Resumo


A difusão do acesso à internet e a presença ativa dessa nova ferramenta na vida dos jovens têm desvelado novas formas de trabalhar com essa clientela. As ferramentas computacionais para o ensino da saúde têm oferecido novas possibilidades que fortalecem o trabalho interativo e a participação ativa dos adolescentes na construção de seu aprendizado. Os Websites surgem como um método inovador e trabalham o aprendizado por meio do resgate do conhecimento prévio do jovem e da reformulação das políticas relacionadas a ele a partir da aquisição de novas informações, colocando educandos e educadores lado a lado em uma construção coletiva e horizontal. Descrição da experiência: Os acadêmicos de Medicina da disciplina de Integração de Ensino na Comunidade desenvolveram um site de fácil acesso aos jovens contendo informações relevantes sobre o período da adolescência. Em seguida, foi explicada a forma de acesso e oferecido o laboratório da escola durante o intervalo das aulas como local de acessibilidade aos alunos. As perguntas deixadas no site são respondidas diariamente. O site é, além de uma forma de conscientização, um meio o qual os jovens poderão utilizar para envio de dúvidas acerca do assunto. As questões recebidas pelos administradores do site são respondidas e devidamente postadas na página sem nenhum tipo de identificação. Todo o material recebido e respondido será utilizado para futuras intervenções educativas nessa clientela. Efeitos alcançados: A utilização de uma ferramenta digital permitiu maior estreitamento de vínculos, o que favoreceu uma construção crítico-reflexiva pelos adolescentes acerca das situações vivenciadas no período da adolescência. A participação no site tem tido crescimento exponencial. A contextualização do conteúdo afinado à contemporaneidade e à pertinência de sua abordagem bem como a coerência do conteúdo com o público-alvo têm mostrado resultados positivos de satisfação e aprendizado. Recomendações: O desenvolvimento e a aplicação de novas abordagens educacionais via internet contribuem positivamente, além de criar a possibilidade de enriquecer o processo ensino-aprendizagem, progressivamente, incorporando novas tecnologias e recursos com modalidade de ensino que seja mais afinada com as necessidades educacionais da sociedade. As avaliações subjetivas realizadas indicam a validade dessa simulação como ferramenta para melhoria do processo de ensino-aprendizagem em grupos de adolescentes.

Palavras-chave


website; adolescentes; novas ferramentas