Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CÂNCER DE MAMA: SEGUIMENTO A PARTIR DA ATENÇÃO BÁSICA
Nivea Maria Silveira de Almeida, Douglas da Silva Oliveira, Elizama Silva Dias, Fabrício Oliveira Coqueiro, Fernanda Santos Fernandes, Francislaine da Silva Brilhante, Lucas Bezerra Santos, Lucas Matias Felix, Maria Helena dos Santos Curvelo, Rosane Araújo Silva, Eliana Amorim de Souza, Natália Dias Alves Públio

Resumo


Introdução: O Câncer, pela elevada morbimortalidade, vem se mantendo como sério problema de saúde pública no Brasil, ocupando o 2º lugar no ranking das mortes por grupo de causas (INCA, 2012). Em Vitória da Conquista-BA, as primeiras causas de óbito por câncer relacionado ao sexo, são mama e próstata (DATASUS, 2012). Assim, destaca-se o rastreamento, por meio do exame de mamografia, como ferramenta de grande importância para diagnóstico precoce do câncer de mama e, neste contexto, o seguimento das mulheres com alteração a este exame, elemento relevante à vigilância deste evento crônico. Porém, este seguimento ainda não se desenvolve no referido município. Objetivo: Objetivou-se estruturar o seguimento para o câncer de mama em área de abrangência do PSF e conhecer o perfil epidemiológico destas mulheres. Metodologia: O estudo, de natureza descritivo exploratório e de intervenção, foi desenvolvido pelo Programa de Educação pelo Trabalho (PET) de Vigilância a Saúde. As ações foram/ estão sendo realizadas na área de abrangência de um PSF de Vitória da Conquista, em 2013, e tem como população alvo mulheres com resultado de mamografia realizadas entre 2009 a junho de 2013, com indicação de seguimento (INCA, 2011), que são as que obtêm resultado de BI-RADS 0, 3, 4 e 5 (inconclusivo, provavelmente benigno, suspeito e provavelmente maligno, respectivamente). Os dados secundários foram coletados do SISMAMA e foram analisados em planilhas e gráficos do Excel. O projeto está em curso, tendo sido alcançado, até o momento, resultados parciais, a saber: Estabelecimento de espaços de reflexão acerca dos processos de trabalho, relativo à vigilância do câncer em reunião de equipe do PSF; Oficina com ACS sobre estigma e abordagem intradomiciliar dos casos de câncer de mama; Início dos seguimentos na USF e em visitas domiciliares; Obtenção de cenário epidemiológico: total de 37 mamografias (2009-2013), sendo 38% entre 40 e 49 anos e um total de 32 mulheres com indicação de seguimento. Fica evidente a importância de uma base de dados com o objetivo de registrar a atual situação dos resultados de mamografia no município, a fim de realizar o seguimento, assim como a necessidade de estabelecer estratégias para instrumentalizar as equipes para a vigilância do câncer na atenção primária.

Palavras-chave


câncer;seguimento;atenção básica

Referências


BRASIL. Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Divisão de Apoio à Redede Atenção Oncológica. Sistema de informação do controle do câncer demama (SISMAMA) e do câncer do colo do útero (SISCOLO): manualgerencial / Instituto Nacional de Câncer. Coordenação Geral de AçõesEstratégicas. Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica. – Rio deJaneiro: INCA, 2011.

www2.inca.gov.br, acessado em 07/08/2012.

www.datasus.gov.br, acessado em 30/11/2012.