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A FASCINANANTE ESTRATÉGIA DA FORMAÇÃO EM SAÚDE: DESVENDANDO AS REDES DE CUIDADO ATRAVÉS DO OLHAR DOS ESTUDANTES NO EMPODERAMENTO DOS USUÁRIOS
Resumo
O Curso de Graduação em Enfermagem do UNIFESO aderiu às metodologias ativas para contemplar a formação em saúde orientada ao SUS, neste contexto os estudantes são inseridos em práticas integradoras desde o primeiro anodo curso, ao chegarem no 5º e 6º períodos do curso, são inseridos na atenção hospitalar de onde emergem várias reflexões, entre elas, está a dificuldade de acesso dos pacientes as diversas esferas de atenção em saúde. Sendo assim o objetivo deste estudo foi: Relatar a experiência da implementação das linhas de cuidado como forma de aproximar os futuros profissionais das redes de cuidado implementadas no Município de Teresópolis. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência que pretende mostrar a fascinante estratégia da adoção de linhas de cuidado por estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos- UNIFESO. Discussão: A implementação das linhas de cuidado no Curso de Graduação em Enfermagem do UNIFESO se dá desde o 2º semestre de 2009, desde então docentes, discentes e usuários tem percebido a potência desta ferramenta da implementação do cuidado. Os estudantes envolvem-se nas linhas ensinando, propondo orientações de cuidado, estimulando os usuários no autocuidado e na manutenção da saúde. Conclusão: A partir do método adotado pela instituição e pela implementação das linhas de cuidado temos percebido que os estudantes tem adquirido uma melhor compreensão das redes de cuidado, podendo compreender as esferas de cuidado e vivenciam a realidade do Sistema Único de Saúde, elaborando e propondo estratégias que perpassam as dificuldades, migrando ao campo das soluções e das articulações em saúde, sendo críticos e reflexivos, mas acima de tudo fornecendo o cuidado em saúde, sem abandonar o fascinante poder da assistência.
Palavras-chave
usuário; empoderamento; formação
Referências
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