Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, UM ENSAIO DA AP 5.3
Leila Maria Moreira Rangel Marino, Gabriela Rego de Almeida Munoz, Naja da Silva Reis

Resumo


No Município do Rio de Janeiro (MRJ), a partir do ano 2000, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) vem sendo implantada gradativamente nas dez áreas de planejamento (AP). A AP 5.3, abrange três bairros da Zona Oeste (Santa Cruz, Paciência e Sepetiba) com uma população de 368.534 habitantes (IBGE, 2010), correspondendo a 6% da população do Município do Rio de Janeiro. Teve sua primeira unidade de ESF no ano 2000 com um aumento de cobertura em 2003, devido ao Programa de Expansão da Estratégia de Saúde da Família (PROESF), atingindo 32% em 2009. A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou o Projeto Saúde Presente, que marca o início de uma nova fase para a rede assistencial em saúde na cidade. Teve seu início em novembro de 2009, pela AP 5.3, focalizando a reorganização da atenção primária com a expansão da cobertura pela ESF, na totalidade do território. Atualmente a região alcança a marca de 96% de cobertura da ESF com 25 unidades de atenção básica (12 Centros Municipais de Saúde e 13 Clínicas da Família), 110 equipes de saúde da família e 55 de saúde bucal. Devido à grande expansão da cobertura da ESF no ano de 2012, foi criado um cargo de orientador do acesso para as 13 clínicas de saúde da família, com o objetivo de orientar o fluxo e facilitar o acesso do usuário às equipes. Em março de 2013, saem os resultados do primeiro ciclo (2011) do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica/ MS), estes mostraram que o MRJ com relação à satisfação do usuário nos serviços da AB, apresentou um resultado mediano e abaixo da meta. A partir do exposto, a coordenação realiza no primeiro semestre de 2013 a elaboração de uma pesquisa de satisfação do usuário com a participação dos orientadores do acesso e assistentes da coordenação. Com o objetivo de construir um questionário voltado para o usuário; instrumentalizar os orientadores para a aplicação destes e capacitá-los para a realização de salas de espera abordando questões sobre atenção primária em saúde. O questionário é composto por 11 perguntas fechadas e 01 aberta. A quantidade de usuários que responderam aos questionários foi a média anual de 2012 das consultas médicas realizadas, retirando 20% do resultado. Cada território obteve uma média de usuários entrevistados pelos orientadores do acesso. No período da aplicação da pesquisa os orientadores realizavam as salas de espera com o intuito de minimizar as dúvidas e esclarecer as demandas levantadas pelos usuários. Este ensaio está cumprindo no momento uma terceira fase na sua execução, estamos apresentando os resultados das pesquisas nas unidades básicas para os profissionais de saúde e gestores, com o objetivo de fomentar discussões a partir dos resultados, com a finalidade de que a equipe elabore um plano de ação que contemple estratégias para a melhoria do processo de trabalho das equipes. Este trabalho nos permite verificar a importância do usuário na avaliação do cuidado prestado pelas equipes de saúde da família.

Palavras-chave


estratégia de saúde da família;satisfação do usuário