Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AS INOVAÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Viviane da Costa Freitas Silva, Suzelaine Tanji, Debora Passos da Silva Jones, Ana Paula Vieira dos Santos Esteves, Dayanne Cristina Mendes Ferreira Tomaz, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas D Silva, Antonio Henrique Vasconcelos da Rosa

Resumo


O desafio da formação de profissionais de saúde é assegurar o desenvolvimento de competências para a prática da produção de cuidados com a vida e a saúde dos usuários dos serviços, identificando as necessidades a partir da realidade cotidiana. Alem disso, a partir das DCN homologadas em 2001, destaca o compromisso da formação para o SUS atuando de maneira interdisciplinar e em equipe para o alcance da integralidade da atenção e o desenvolvimento da autonomia dos cidadãos, com vistas à humanização da assistência.  Nesse contexto, para que esses pressupostos sejam consolidados faz-se necessário maior interação, comprometimento e diálogo entre atores da área do ensino, dos serviços e da comunidade onde as arestas possam ser superadas e os estudantes desenvolvam competências e habilidades necessárias para atender às demandas da população em consonância aos princípios do SUS. No entanto, o trabalho apresenta como objetivo um relato de experiência do Curso de Graduação em Enfermagem do UNIFESO, que desde 2007 optou como proposta pedagógica de ensino aprendizagem as metodologias ativas. Desde então, os estudantes a partir do primeiro período do curso são inseridos em cenários vivos de prática profissional. Após análise institucional, evidenciou-se a partir de uma necessidade do mercado de fomentar a sustentabilidade do Curso, onde passou a ser ofertado no período noturno a partir do segundo semestre de 2012. Com isso, surge a necessidade de reconsiderar os cenários de inserção dos estudantes, lançando a produção de cuidados a uma população desprovida destes. Articulamos, inicialmente, com a Secretaria Municipal de Educação a inserção junto ao Programa de Educação de Jovens e Adultos nas escolas e com a Secretaria Municipal de Saúde após análise previa do SIAB e a identificação de significativo número de uma população economicamente ativa, justificando a proposta de qualificar o acesso e a atenção destes usuários. Tal iniciativa vislumbrou a potência da formação, a diversidade de atos vivos de cuidados à saúde com compromisso social e fortalecendo as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças tão importantes para impactar nos indicadores e na determinação social da saúde.

Palavras-chave


Formação, IETC, Cuidado

Referências


BORDENAVE, J.D., PEREIRA, A.M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 1993.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: protal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf1/proejalei9394.pdf Acesso: 30/01/2013

____. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Política nacional de promoção da saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. (Série Pactos pela Saúde 2006)

PINHEIRO, R.; CECCIN, R. B. Experienciação, formação, cuidado e conhecimento em

saúde: articulando concepções, percepções e sensações para efetivar o ensino da integralidade. In PINHEIRO, R; CECCIN, R. B.; MATTOS, R.A. de (orgs.). Ensinar saúde: a integralidade e o SUS nos cursos de graduação na área da saúde. Rio de Janeiro: IMS/UERJ – CEPESC – ABRASCO; 2006.