Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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O CORPO DO DOCENTE NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM SAÚDE – ESTUDO SOCIO-CLÍNICO INSTITUCIONAL NAS PRATICAS PROFISSIONAIS DOS DOCENTES DE ENFERMAGEM
Thais Botelho Sampaio

Resumo


Introdução: A promoção da saúde voltada para a qualidade de vida dos docentes que realizam a formação em saúde é ainda um tema incipiente no país. O docente de enfermagem que tem como função promover a aprendizagem dos futuros profissionais de maneira crítica-reflexiva-transformadora, através da troca de saberes na dialética de sua saúde corporal física e psíquica apresentam um alto absenteísmo e frequentes licenças para tratamento de saúde. Tais situações são devidas a falta de reflexões sobre o modo como exercem sua prática como também de uma negligente atenção dos gestores com relação à saúde desses servidores. Considerando que o corpo do docente é um elemento que está contido no processo de trabalho pedagógico realizamos uma reflexão sobre a prática dos professores com o objetivo de analisar o papel do corpo no processo de ensino realizado pelos docentes do curso técnico de enfermagem do Instituto Federal Fluminense. Metodologia: estudo qualitativo, cujo desenho utiliza-se da socio-clínica institucional como ferramenta de análise das práticas profissionais, de maneira coletiva. Os sujeitos analisados são os docentes de enfermagem do IF Fluminense no seu próprio estabelecimento de ensino e a coleta de dados se deu através de entrevistas grupais e individuais. Os dados obtidos foram analisados à luz dos conceitos da análise institucional como os de instituição, implicação e analisador.  Resultados: O ambiente de trabalho se constitui em um local privilegiado para as ações de educação em saúde, pois é o espaço organizacional que o indivíduo passa grande parte do seu dia e onde deve receber orientações e ser alvo de políticas voltadas para a promoção e proteção à saúde. Assim, a promoção da saúde no trabalho gera condições de trabalho e de vida gratificantes, agradáveis, seguras e estimulantes. Analisar o processo de trabalho dos docentes de enfermagem do IF Fluminense, através do método socio-clínico institucional permitiu enfocar como se dá a utilização do corpo do docente como elemento pedagógico e a implementação de ações organizadas de promoção da saúde no trabalho. Conclusão: As ações de promoção da saúde são importantes para preservar o corpo do docente de enfermagem, pois assim geram melhoria do processo de trabalho e contribuem para uma formação de profissionais mais conscientes e participativos na realização das ações de saúde para atender as necessidades da população.

Palavras-chave


promoção da saúde; educação; saúde do trabalhador

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