Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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INTERVENÇÕES DE SEGURANÇA VIÁRIA E SEUS EFEITOS NAS LESÕES CAUSADAS PELO TRÂNSITO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Sandra Lucia Vieira Ulinski Aguilera, Simone Tetú Moysés, Samuel Jorge Moysés

Resumo


Objetivo: Esta revisão identifica e sintetiza intervenções publicadas na literatura especializada, cuja proposição principal é a redução de lesões causadas pelo trânsito. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática integrativa, sem metanálise, elaborada sobre estudos que avaliassem intervenções de segurança viária. Os critérios de qualidade Preferred Reporting Items for Sistematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) foram utilizados para sintetizar a evidência científica destas intervenções. Os descritores “acidentes de trânsito”, “avaliação” e “políticas públicas” foram utilizados, na sua forma isolada e combinada por expressão booleana “And”, para a busca eletrônica nas bases PUBMED, Webof Science, SciELO, e LILACS, no período de 2006 a 2011. Resultados. Foram incluídos 22 estudos, sendo três de estratégias de educação, dois de engenharia, 15 de fiscalização e dois de outras politicas de segurança viária. Conclusões: Nesta revisão a fiscalização foi a estratégia mais citada e que apresentou resultados imediatos aparentemente mais efetivos, embora ainda muito focada em abordagens comportamentalistas/normativas direcionadas ao condutor,principalmente em relação ao excesso de velocidade e ao consumo de álcool e dirigir. A engenharia se mostrou importante no sentido de promover um ambiente seguro, no qual seja possível o convívio de pedestres, ciclistas e condutores. Por fim, a educação teve um caráter mais informativo e de apoio às outras estratégias utilizadas e não apresentou evidência significante para uma mudança cultural de segurança viária.

Palavras-chave


Avaliação. Políticas Públicas. Acidentes de trânsito.

Referências


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