Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AÇÕES EDUCATIVAS PARA PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS: EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM UM GRUPO ADESÃO
Ana Dulce Amorim Santos Soares, Sâmara Gabriele Ferreira de Brito, Jéssica Ulisses do Nascimento, Rafael Fialho Moreira, Kalebe Alighierre Saraiva Nogueira, Ana Virgínia Soares Gomes

Resumo


Caracterização do problema: Nos dias atuais, cerca de 40 milhões de pessoas vivem com o HIV/Aids em todo o mundo. A enfermidade vulnerabiliza o indivíduo tanto no âmbito fisiológico como psicossocial, colocando-o frente às suas limitações e modificando as relações interpessoais. Nessa perspectiva, os grupos de adesão têm contribuído para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento aos estigmas sociais impostos pela doença, possibilitando ainda a educação em saúde, bem como a partilha de experiências em um espaço sigiloso. Descrição da experiência: Como proposto pela disciplina Atenção às Enfermidades Infecciosas e Parasitárias, discentes do 5º período do curso de Enfermagem da UFPI realizaram, em um período de dois meses, ações de educação em saúde em um grupo de adesão para pessoas vivendo com HIV/Aids, em um hospital de referência na cidade de Teresina/PI. Foram realizadas palestras e rodas de conversa para exposição de vários temas pertinentes à área da saúde, como: os mitos e verdades sobre as doenças infecciosas e transmissíveis, autocuidado para o controle de infecções, as interações medicamentosas com o álcool e drogas ilícitas, tabagismo, vacinas e envelhecimento populacional. Como recursos didáticos foram utilizados a apresentação de slides, cartazes, vídeos e distribuição de materiais e folders educativos. Efeitos alcançados: Os participantes do grupo mostraram-se bastante participativos durante as atividades propostas, revelando entusiasmo frente à aquisição dos conhecimentos adquiridos, explanando dúvidas a respeito de mitos e tabus vivenciados e compartilhando várias experiências referentes às temáticas abordadas. Além da troca de conhecimentos, a experiência proporcionou um olhar diferenciado dos alunos em relação ao enfrentamento da Aids, enriquecendo a formação acadêmica e pessoal dos mesmos. Recomendações: Inferiu-se a importância da educação permanente em saúde a fim de formar profissionais mais capacitados para atuar no âmbito primário, entendendo-se que as políticas públicas de saúde relacionadas a pessoas vivendo com HIV/Aids devem ser reavaliadas e concretizadas em prol de uma assistência mais humana e eficaz à essa população.

Palavras-chave


HIV/Aids; enfermagem; grupo de adesão

Referências


Brasil. Ministério da Saúde (MS). Metas e Compromissos assumidos pelos Estados-Membros na Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre HIV/Aids UNGASS HIV/Aids: Resposta Brasileira 2008-2009: Relatório de Progresso do País. Brasília: Ministério da Saúde (MS); 2010.

Brasil. Ministério da Saúde (MS). Recomendações para Terapia Antirretroviral em Adultos Infectados pelo HIV. 7ª ed. Brasília: Ministério da Saúde (MS); 2008.

Brasil. Ministério da Saúde (MS). Qualiaids: avaliação e monitoramento da qualidade da assistência ambulatorial em Aids no SUS. Brasília: Ministério da Saúde (MS); 2008. (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

Brasil. Ministério da Saúde (MS). Diretrizes para o fortalecimento das ações de adesão ao tratamento para pessoas que vivem com HIV e Aids. Brasília: PN-DST/Aids; 2007.

Castanheira ERL. Avaliação da assistência ambulatorial a pessoas vivendo com HIV/Aids em serviços públicos no estado de São Paulo: relações entre qualidade e organização do processo de trabalho [tese]. São Paulo: Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo (USP); 2002.

Paiva V, Leme B, Nigro R, Caraciolo J. Lidando com a adesão _ a experiência de profissionais e ativistas na cidade de São Paulo. In: Teixeira P, Paiva V, Shimma E, organizadores. Tá difícil de engolir? Experiências de adesão ao tratamento anti-retroviral em São Paulo. São Paulo: Núcleo de Estudos para Prevenção da AIDS, Universidade de São Paulo; 2000.