Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A DISCIPLINA INTEGRADA SAÚDE DA COMUNIDADE1: ESPAÇO-TEMPO DE MUDANÇA NA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE
Rute Ramos da Silva Costa, Glaucimara Riguete de Souza Soares, Claudiane Monsores de Sá Cavalvante, Marco Aurélio Caetano Oliveira, Alice Bouskela

Resumo


Os cursos de Nutrição e Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Aloísio Teixeira, têm investido em um Projeto Político Pedagógico que estimula ao discente ampliar os seus conhecimentos, trabalhando na interface da problematização, com a técnica adaptada ao ABP (aprendizagem baseada em problema). O investimento na formação diferenciada do profissional de saúde visa atender as mudanças de reorientação dos modelos assistenciais e de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), os quais se aproximam do modelo dialógico de educação em saúde. Este resumo apresenta a experiência de condução da disciplina integrada Saúde da Comunidade 1, que construída coletivamente pelos docentes dos cursos de graduação acima referidos busca a produção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de novas práticas de saúde consoantes com os princípios e diretrizes do SUS. Além de possibilitar aos discentes a aproximação com a dinâmica na Rede de Atenção Básica do município de Macaé já no primeiro período, dá ainda subsídios teóricos aos alunos para que desenvolvam atividades de educação em saúde, orientadas pelo diálogo e pela troca de conhecimentos com o usuário de Estratégias de Saúde da Família. Elencamos como principais contribuições para a formação dos discentes: a construção coletiva e democrática de saberes; a co-responsabilização dos alunos, professores e os profissionais das ESF; a mediação de conflitos no trabalho em grupo, assim como o exercício de manter a coerência teórico-prática nos diversos âmbitos das ações de educação em saúde. Percebemos, no cotidiano, que a relação teoria-prática deve ser construída de modo único, não segmentado, como valor fundamental no processo de aprendizagem. Em contrapartida, o aluno reconhece a dinâmica de trabalho das equipes de saúde como referência prática, agregando prestígio a atuação dos profissionais. Nesse sentido, os trabalhadores assumem papéis de educadores, contribuindo no processo de formação dos alunos, mostrando-os que a construção do saber-fazer em Nutrição e Enfermagem tem base nas estratégias de atuação que se propõem a cuidar do ser humano de modo humanitário e equitativo, estratégia esta adotada pelo SUS. A experiência resultou em amadurecimento pessoal e acadêmico dos discentes, e, na perspectiva dos docentes, os conteúdos e habilidades propostos representaram um espaço aberto de diálogo, no qual a aquisição de conhecimentos não necessita ser linear; mas sim libertária, como defende Paulo Freire.

Palavras-chave


formação profissional; integração; educação em saúde

Referências


ALVES, V.S. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Salvador, v.9, n.16, p.39-52, 2005.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília (DF): Senado, 1998.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS). Disponível em: < www.portal.saúde.gov.br>. Acesso em: 11 dez. 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 5. ed., 1997.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1987.