Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
VIVÊNCIA DA SAÚDE MENTAL EM REDE: DEMANDAS E FLUXO DOS CASOS SUGESTIVOS DE TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM RECIFE-PE
Camila Serrano de Andrade Mulatinho, Cleide Maria Batista Rodrigues

Resumo


Introdução: A vivência no campo de prática da Residência Multiprofissional de Saúde Mental/Universidade de Pernambuco possibilitou a observação e a identificação de grupo de pessoas em sofrimento psíquico, que chegavam ao acolhimento do CAPS (CAPS tipo II do município de Recife-PE), mas que não apresentava perfil para acompanhamento no serviço. As demandas dos usuários eram respondidas, na maioria dos casos, com encaminhamentos ao ambulatório. Esta ação, mesmo sendo indicada para casos considerados menos graves, trazia à tona uma atenção fragmentada e desvinculada do território em que os usuários percorriam pela rede serviços em busca de cuidado sem respostas que demonstrassem adequação ou efetividade ao que necessitavam.

Palavras-chave


Saúde mental. Transtornos Mentais Comuns. Atenção à Saúde.

Referências


Pinheiro R. As práticas do cotidiano na relação oferta e demanda dos serviços de saúde: um campo de estudo e construção da integralidade. 8ª ed. In: Pinheiro R, Mattos RA. (orgs.) Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado de saúde. Rio de Janeiro: CEPESC/IMS/UERJ/ABRASCO; 2009. p.113-126.

Goldberg D, Huxley P. Perturbações mentais comuns: um modelo bio-social. Rio de Janeiro: Climepsi; 1996.

Fonseca MLG, Guimarães MBL, Vasconcelos EM. Sofrimento Difuso e Transtornos Mentais Comuns: uma revisão bibliográfica. Rev APS[periódico na Internet].2008 jul.-set.[acesso em 2012 mar]; 11(3): 285-294.Disponível em: http://www.aps.ufjf.br/index.php/aps/article/view/342/120.

Coutinho ESF, Almeida-Filho N, Mari JJ. Fatores de risco para morbidade psiquiátrica menor: resultados de um estudo transversal em três áreas urbanas no Brasil. Revpsiquiatrclín [periódico na Internet]; 1999 set.-out.[acesso em 2012 abr.]; 26(5): 246-56. Disponível em: http://hcnet.usp.br/ipq/revista/vol26/n5/artigo(246).htm.

Santos KOB, AraújoTM, Oliveira NF. Estrutura fatorial e consistência interna do Self-ReportingQuestionnaire (SRQ-20) em população urbana. Cad. Saúde Pública[periódico na Internet]2009  jan. [acesso em  2012 mar.]; 25(1): 214-222. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/csp/v25n1/23.pdf.

Brasil, Ministério da Saúde. Saúde Mental no SUS: acesso ao tratamento e mudança do modelo de atenção. Relatório de Gestão 2003-2006. Brasília; 2007.