Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PARTO HUMANIZADO: UM RESGATE DA INDENTIDADE DAS DOULAS
Fabíola Ellen Sales Vitoriano, Jéssica Rios Moura, Joyce Maria Silva Sobrinho, Naliele Cristina Maia de Castro, Thaísia Maria Furtado Moreira, Pâmela Campêlo Paiva, Maria Alix Leite Araújo

Resumo


A assistência prestada à mulher durante o parto passou por uma série de modificações ao longo dos séculos. Houve modificações em nosso país em relação à atenção ao parto, que foi adquirindo, entre profissionais e usuárias, o status de normalidade, seja no âmbito do SUS ou fora dele. Algumas mudanças implicaram a substituição do ambiente, das pessoas envolvidas e das atitudes diante do parto. O local deixou de ser o domicílio, onde a mulher era assistida por parteiras e com a participação de pessoas do seu convívio afetivo, para ir ao espaço hospitalar, onde fica afastada dos seus familiares e é vista como mais uma paciente. Para melhorar a humanização no espaço hospitalar, foi sancionado a Lei nº. 11.108, que preconiza a presença de um acompanhante junto à parturiente durante toda a transição do parto. Antigamente o nascimento humano era marcado pela presença das doulas. Ela assistia a mulher em casa após o parto e instruía a parturiente com cuidados ao recém-nascido. Atualmente, a doula acompanha a mulher durante a gravidez, no parto e nos cuidados com a amamentação. Trata-se de um relato de experiência onde se  desenvolveu mediante o estágio da disciplina de Saúde da Mulher, em um hospital público terciário no município de Fortaleza-CE, no mês de novembro de 2013. Foi possível perceber que as doulas oferecem suporte emocional através da presença contínua ao lado da parturiente, provendo tranquilidade e apoio. É importante a presença das doulas no espaço hospitalar junto às parturientes para ajudar a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas, ajudando a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto mostrando formas eficientes de respiração e propondo medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento. Além de oferecer apoio no período de pós-parto, como cuidados com o bebê e á amamentação. Diante do período de acompanhamento podemos observar que a atuação das doulas é de extrema importância e efetividade no cuidado com a parturiente compreendendo a relevância da orientação e manutenção de um ambiente tranquilo e acolhedor, oferecendo suporte informativo. Com a proposta do parto humanizado as doulas obtiveram um resgate da sua identidade sendo estas inseridas nas suas atividades rotineiras, tornando essas profissionais partícipes do cuidado às parturientes.

Palavras-chave


Doulas

Referências


Santos DS, Nunes IM. Doulas na assistência ao parto: concepção de profissionais de enfermagem. Esc Anna Nery. 2009;13(3):582-8.

 

SILVA, R. M; JORGE, H. M. F; TORRES, L P; JUNIOR, A.R.F; BARROS, N.F. Evidências qualitativas sobre o acompanhamento por doulas no trabalho de parto e no parto. Ciência e Saúde Coletiva, v.17, n.10, p.2783-2794, 2012.