Tamanho da fonte:
CIDADANIA COMO FERRAMENTA DO CUIDADO REFLETINDO SOBRE EMERGÊNCIA NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNAS DA GRADUAÇÃO
Resumo
O sul do país em janeiro de 2013 sofreu com a perda de 242 jovens no incêndio de uma casa noturna. Esse fato atentou a sociedade, quanto à segurança de locais públicos. Acadêmicas de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que estavam realizando, no estágio curricular, ações de educação em saúde, em escolas ouviram uma professora falar “se a escola pegar fogo, pego minha bolsa, saio correndo e ainda grito... salvem as crianças!”. Esse é um relato da experiência das acadêmicas ao realizarem o simulado de evacuação por situação de incêndio nesta escola. A simulação foi na Escola Anita Garibaldi, território da UBS Primeiro de Maio, onde as acadêmicas realizam o estágio. O simulado foi dia 04 de outubro às 09h00min. Contaram com ajuda de 22 acadêmicos da enfermagem que atuaram como coadjuvantes, para proporcionar a segurança das crianças na simulação de incêndio. Para a realização do exercício foi acionado a presença dos serviços de emergência: Bombeiros, SAMU e Empresa Publicam Transporte e Circulação. Foram realizadas oficinas na escola para preparar o modo de agir em situação de emergência e incêndio; e, os órgãos que devem ser acionados. O objetivo era fortalecer/esclarecer os conhecimentos sobre emergências, explicar os três serviços de emergência a disposição da população – SAMU, Polícia Militar e Bombeiros – e quando chamar cada serviço. As informações importantes que devem ser avaliadas e, numa situação de emergência, e que fazem a diferença reduzindo as sequelas dos indivíduos e comunidade. Foram realizadas pré-simulações para o dia da simulação Ao todo participaram 300 alunos, 12 professores e 4 funcionários. Cabe ressaltar a participação e envolvimento das crianças em relação aos treinamentos realizados, visualizados nos relatos escritos ou desenhados, ao final de cada etapa demonstrando fixação do conteúdo abordado. Em relação aos educadores a orientadora pedagógica afirmou esta ser uma experiência que evidencia a integração de diferentes áreas: “... a educação sozinha não irá mudar o mundo, necessita de parcerias como a saúde”. O tempo da evacuação foi de 4min e 34 seg., resultado extremamente satisfatório tendo em vista o quantitativo de participantes, o qual a literatura preconiza ou estima cerca de 5 min para um grupo de 250 pessoas. Fica evidenciada nesta atividade a importância da enfermeira, na saúde escolar, ser uma promotora de cidadania, utilizando sua área de conhecimento em saúde.
Palavras-chave
incêndio, emergência, unidade básica de saúde, educação