Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO EM UMA UNIDADE MISTA DE SAÚDE
Alanny Ferreira Moutinho, Fernanda Silva Galvão

Resumo


Caracterização do problema: Durante o período de estágio curricular do curso de Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na Atenção Básica, mais especificamente na Unidade de Saúde do Vale Dourado, percebemos uma conformidade e até indiferença por parte da maioria dos profissionais da unidade no que diz respeito aos registros. Descrição da experiência: Realizamos uma roda de conversa com os profissionais da unidade, entre eles estavam Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiros, dentistas, médicos e demais profissionais do administrativo. Nesta roda, focamos a importância do trabalho da equipe, para que eles se sentissem parte do processo e tivessem conhecimento da relevância de suas atividades. Apresentamos o que é a prática do registro no dia a dia destes profissionais, colocando quais são as atividades em sua rotina que seria necessário esta prática, seguido das potencialidades da prática do registro mensal, os obstáculos e complicações pelo não registro. Apontamos as perdas caso não haja registro de suas atividades e os benefícios do registro para a equipe, a unidade, o município, o estado e o país. Ao final da apresentação realizamos sorteio de dez livros de experiências exitosas em saúde para os profissionais, que se mostraram felizes por estarem ganhando algo que pudesse ajudar no seu trabalho, todos os livros voltados para a saúde, atenção básica e saúde da família. Efeitos alcançados: Houve grande interação com a equipe da unidade durante a intervenção, os mesmos foram bastante participativos, compareceu um número esperado do nosso público-alvo, embora não tenham comparecido todos os que almejávamos alcançar. Contudo, foi perceptível o reconhecimento da equipe sobre a relevância do seu trabalho e de se realizar os registros. Recomendações: Esperamos que a nossa intervenção tenha sido um estímulo a todos e que a prática do registro cresça e se aprimore com o passar do tempo. Por fim, acreditamos ter contribuído com a qualidade dos serviços a serem prestados por aquela unidade, e esperamos ainda que o nosso trabalho tenha frutos proveitosos. Recomendamos esta atividade a todas as unidades onde os profissionais ainda não tenham se sensibilizado sobre a importância da prática do registro, a fim de se evitar o subregistro e a subutilização dos mesmos.

Palavras-chave


Atenção Básica; Intervenção; Registro.