Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA SAÚDE(PET-SAÚDE)
Luiza Emanuelle das Mercês Rios, Elaine Andrade Leal Silva

Resumo


Caracterização do problema: É perceptível a insuficiente aproximação contínua dos estudantes de Enfermagem com o processo de trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde durante a graduação. Descrição da experiência A experiência enquanto bolsista do PET- Saúde da Família iniciou-se a partir de uma reunião realizada para apresentação de todos os membros do projeto. Nas reuniões subsequentes houve discussão dos seguintes textos: Política Nacional da Atenção Básica, Política Nacional de Promoção da Saúde, Constituição Federal de 1988, Lei 80.80/90. Posteriormente ocorreu a inserção dos estudantes em duplas nos cenários de prática de sua escolha dentre as seguintes opções: Gestão e Unidade Saúde da Família. A partir daí, iniciou-se o planejamento das próximas ações a serem desenvolvidas pelos discentes na unidade que culminou na construção de um roteiro de observação por parte dos discentes e um plano de trabalho feito pelo preceptor baseado nas demandas identificadas no serviço que continua sendo aplicado pelos estudantes. Efeitos alcançados Participar do PET- Saúde da família constitui um diferencial na vida acadêmica dos estudantes, pois além do ganho de experiência em pesquisas científicas, os acadêmicos adquirem conhecimento específico e cultural através da interação com a comunidade favorecendo o estabelecimento de vínculos e socialização de saberes. Conhecer a rotina de trabalho proporciona aos acadêmicos um amadurecimento no sentido de que trabalhar em equipe também é um desafio. A aproximação dos alunos com a Atenção Básica proporcionado pelo PET- Saúde da Família contribui para que os mesmos apliquem os conhecimentos técnicos científicos adquiridos na academia à prática, refletindo criticamente acerca dos problemas encontrados e possíveis formas de intervenção. Recomendações É necessária a criação de mais projetos que busquem o fortalecimento das relações entre Instituições de Ensino Superior e serviços de saúde, formando profissionais aptos a trabalhar no aprimoramento do Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave


Saúde;Trabalho;Ensino