Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
GASTROENTERITES E SUAS RELAÇÕES COM AS DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS EM IDOSOS
Lisiane da Rosa, Bianca Joana Mattia, Clenise Liliane Schmidt, Maria Assunta Busato, Lucimare Ferraz

Resumo


Introdução: as Condições Sensíveis à Atenção Primária (CSAP) são um grupo de agravos de morbidade e mortalidade, sendo que a incidência destes constitui um indicador que possibilita a avaliação da Atenção Básica em Saúde (BRASIL, 2012). Dentre as CSAP, destacam-se as gastroenterites como predominantes no número de internações em idosos. Objetivo: identificar a prevalência de internações por gastroenterites, por faixa etária em idosos. Métodos: trata-se de um estudo descritivo transversal com dados de internação de gastroenterites em idosos residentes em seis municípios do estado de Santa Catarina. Os dados foram coletados no Sistema de Internação Hospitalar disponíveis no DATASUS. Resultados: a ocorrência de gastroenterites demonstrou que, os idosos com 80 anos e mais apresentam de três a seis vezes mais episódios de internações por gastroenterites do que as demais faixas etárias, dependendo do município de residência. Tais resultados evidenciam que a idade, por questões fisiológicas e as condições socioambientais do município em que vivem são fatores de vulnerabilidade para as internações por CSAP. Conclusão: as internações por CSAP constituem importantes ferramentas de gestão para a avaliação da resolutividade da Atenção Básica em Saúde. Assim, estes resultados podem subsidiar políticas públicas e as ações de promoção da saúde voltadas à população idosa.

Palavras-chave


gestão; idoso; gastroenterite

Referências


BRASIL. Secretaria de atenção à saúde. Departamento de atenção básica. Política Nacional da Atenção Básica. Ministério da Saúde. Brasília, 2012.

CAMPOS, Amanda Zandonadi; THEME- FILHA , Mariza Miranda. Internações por condições sensíveis a atenção primária em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil 2000 – 2009. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro. v. 28, n. 5, p. 845 – 855, mai, 2012.

CAMARANO, Ana Amélia. Envelhecimento da população brasileira: uma contribuição demográfica. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Rio de Janeiro. 2002.

 

CHAIMOWICZ, Flávio. A saúde dos idosos brasileiros às vésperas do século XXI: problemas, projeções e alternativas. Rev. Saúde Pública. v. 31, p. 184-200, 1997.

 

GOTTSCHALL, Catarina Bertaso Andreata. Doenças Gastrointestinais. In: BUSNELLO, Fernanda Michielin. Aspectos nutricionais no processo de envelhecimento. São Paulo: Atheneu, 2007.

JUNQUEIRA, Rozania Maria Pereira;  DUARTE, Elisabeth Carmen. Internações hospitalares por causas sensíveis à atenção primária no Distrito Federal, 2008. Rev. Saúde Pública. v. 46, n. 5, p. 761-768, 2012.

 

LIMA; Lara Carvalho Vilela; BUENO, Cléria Maria Lobo Bittar. Envelhecimento e gênero: a vulnerabilidade de idosas no Brasil. Revista Saúde e Pesquisa. v. 2, n. 2, p. 273-280, mai-ago, 2009.