Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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O “TAPETE VOA-DOR” COMO METODOLOGIA PARA A DISCUSSÃO DOS PRINCIPAIS DESAFIOS DE SAÚDE EM UM MUNICÍPIO RIBEIRINHO AMAZÔNICO
Douglas Borges da Costa Filho, Stephanie Cella de Souza Franco, Rosana Pimentel Correia Moysés

Resumo


Introdução: A extensão universitária proporciona benefícios e insere previamente o futuro profissional às situações reais da atualidade. Com esse propósito, o Programa Saúde e Cidadania da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) desenvolveu, através dos extensionistas, ações educativas de intervenção no município de Silves, interior do Amazonas, potencializando habilidades de percepção diante das necessidades e realidade da população, em conformidade às novas diretrizes nacionais do ensino médico. Objetivo: Descrever o "Tapete Voa-dor" como metodologia ativa de abordagem para diagnóstico situacional da realidade de um município, e os resultados satisfatórios sobre o discente do curso de medicina. Métodos: Um dos eixos do Programa é a capacitação de agentes promotores de saúde que são os interlocutores da universidade na comunidade. O “Tapete Voa-dor” é um método que consiste na exposição da realidade e necessidades locais por meio de figuras recortadas e coladas sobre um tecido, feita pelos futuros agentes promotores de saúde, tornando-o único e representativo do processo saúde-doença do município. A atividade é apresentada aos agentes pelos extensionistas e, subjetivamente, expõe os principais determinantes sociais de saúde e possibilita o preparo de tais agentes, através de atividades posteriores, para que continuem a promoção de saúde da população. Resultado: A metodologia apresentada revelou uma via de mão dupla. Não obstante os benefícios aos comunitários, dado o diagnóstico situacional do que envolve a comunidade, possibilitou aos extensionistas, orientadores das atividades, além de prepararem os agentes também terem potencializadas suas habilidades de percepção e sensibilidade que serão importantes no futuro profissional, caracterizando egressos generalistas e que se preocupem com o contexto de vida do indivíduo de quem tratarão. Conclusões: Metodologias ativas como o “Tapete Voa-dor” permitem a inserção dos extensionistas dentro do contexto enfrentado pela comunidade, sensibilizando-os a respeito das reais necessidades do município além de direcionarem as atividades de promoção de saúde a serem propostas e demonstram a importância da educação médica ligada às necessidades sociais.

Palavras-chave


Capacitação; Educação de Graduação em Medicina; Promoção da Saúde; Relações Comunidade-Instituição