Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL: ALGUMAS REFLEXÕES
Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza, Toyoko Saeki, Adriana Katia Corrêa

Resumo


O exercício profissional em Saúde Mental é extremamente complexo considerando que este não se propõe a realizar atividades repetitivas, mas dinâmicas, humanizadas compreendendo o sujeito como centro do processo do cuidado. Neste sentido entende-se que o profissional desta área deve estar constantemente se qualificando. Tal qualificação não se dá somente antes do exercício da prática profissional, mas em todo seu processo, por isso contínua e/ ou permanente nos serviços de saúde. Este texto tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre educação permanente na área da saúde mental. A educação nesta reflexão será considerada nas suas diferentes dimensões: técnica, humana, política-social, ética, cultural, epistemológica, estética, filosófica, histórica, psicológica e afetiva entendendo que ela está em constante movimento e assim, tentar superar visões e concepções lineares, parciais e alienantes. Estar aberto para procurar compreender a educação em suas diferentes dimensões permite-nos considerar a realidade atual contextualizada, inclusive em relação à saúde, e assumir postura política profissional que contribua para dar respostas às necessidades e demandas de saúde da população. Nos estudos sobre educação de trabalhadores de saúde encontramos duas diferentes denominações: educação permanente e educação continuada. Estas, embora utilizadas no cotidiano dos serviços de saúde aleatoriamente, apresentam diferenças conceituais. Cabe destacar que no campo da saúde mental, a estratégia de educação permanente tem como desafio consolidar a Reforma Psiquiátrica. Para isso, não basta realizar os tradicionais programas de educação continuada, destinados apenas a informar os trabalhadores sobre os recentes avanços na saúde mental, mas substituí-los por programas de educação permanente que visem articular conhecimentos profissionais específicos com outros conhecimentos envolvidos no sistema de saúde. A educação permanente é um processo de articulação entre teoria e prática e é por meio desta articulação que ocorre a transformação do sujeito. Torna-se evidente a necessidade de Programas de Educação Permanente com propostas que possibilitem crescimento dos sujeitos, bem como construção de intervenções que possibilitem as mudanças não somente dentro da instituição, mas nas relações sociais do individuo como sujeito que presta o cuidado ao paciente.

Palavras-chave


: Educação permanente; educação continuada; saúde mental.

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde/ Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Departamento Educação e Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 64p. (Série B. Textos Básicos de Saúde). Série Pactos pela Saúde, v.9, 2006.

MONTANHA,D.; PEDUZZI,M. Educação permanente em enfermagem: levantamento de necessidades e resultados esperados segundo a concepção dos trabalhadores. Rev. Esc. Enferm. USP, v.44, n.3, p.597-604, 2010.

FREIRE,P. Ação cultural para liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

RIBEIRO,R. O trabalho como princípio educativo: algumas reflexões. Saúde e Sociedade, v.18, supl.2, 2009.