Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÕES A CERCA DA VIVÊNCIA INTERDISCIPLINAR E MULTIPROFISSIONAL NA ESTRATEGIA DE SAUDE DA FAMILIA SANTO ANTÔNIO.
Jaqueline Veschenfelles, Eduardo Favaretto, Daiane Rosina, Rudinei de Souza, Giseli Risso, Iolanda Dornsbach, Daniela Zanchet, Gessica Oltramari, Scheila Mara Vilanova, Fátima Bedin

Resumo


Alunos da área da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ participaram das atividades do Projeto de Vivências Interdisciplinares e multiprofissionais – VIM, que tem como proposta levar grupos compostos por acadêmicos de diversos cursos, nas Unidades Básicas de Saúde do município de Chapecó – SC, visando à integração entre a equipe multiprofissional e os acadêmicos a fim de ampliar o conhecimento a cerca da estrutura e funcionamento do Sistema Único de Saúde, além de promover a capacidade de entendimento quanto ao seu papel de futuro profissional da saúde. Foram realizadas quatro tutorias na Universidade (acadêmicos e tutores), e vivências no ESF Santo Antônio, no município de Chapecó – SC, com carga horária total de 12 horas. No dia 11 de abril de 2012 às 13h e 30min, depois das tutorias iniciaram-se as vivências, na Estratégia da Saúde da família Santo Antônio, localizado na Rua Rondônia, no bairro Santo Antônio, município de Chapecó. A unidade é dividida em 2 áreas, sendo que ela atende em 3 períodos e cada equipe conta com 13 agentes de saúde que atendem em média 200 famílias. Após aplicação de um questionário, há usuários, que por meio de suas respostas compreendemos que os usuários estão cientes quanto aos seus direitos, contudo, não assumem as responsabilidades perante a saúde pública no Brasil. Dessa maneira, segundo os princípios organizacionais e de gestão do SUS, criados pela Lei 8080/90, que abrangem universalidade, integralidade, igualdade e a participação da comunidade no conselho municipal de saúde. Portanto, muitas vezes, as reclamações são improdutivas, visto que não há uma organização comunitária ativa e espontânea no conselho. Consideramos de fundamental importância à realização desta atividade proposta pela Universidade, pois permite ao acadêmico vivenciar o trabalho realizado em equipe e ainda conhecer os aspectos da saúde pública atual do país. Neste caminho, nos deparamos com diferentes realidades econômicas, sociais e culturais, acrescentamos novas visões a respeito do que realmente o SUS realiza para a comunidade em geral, podemos perceber ainda que o ótimo atendimento que a sociedade espera não depende somente da boa vontade dos profissionais que estão em determinada Unidade de Saúde, mas sim de várias outras formas.Nesses dias que participamos do VIM foi uma experiência única, pois foi nosso primeiro contato com o SUS e vimo-nos como futuros profissionais da saúde.


Palavras-chave


VIM, SUS, saúde pública, CFS Santo Antônio

Referências


1. BRASIL. Lei nº. 8080/90. Brasília: Diário Oficial da União, n. 182, p.18055-9, 20 set.1990, seção I.

2. BRASIL. Lei nº, 8142/90. Brasília: Diário Oficial da União, p. 25694, 31 dez. 1990, seção I.

3. DUNCAN, Bruce B.; SCHMIDT, Maria Inês; GIUGLIANI, Elsa R. S. Medicina Ambulatorial: Condutas Clínicas em atenção primaria. 2ed. Porto Alegre: Arte Medica 1996.854p.