Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO POPULAR BASEADA NA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO DE PAULO FREIRE: PROJETO AMIGOS DA VILA
Anderson da Silva Sousa, Antonio Tiago da Silva Souza, Thiego Ramon Soares, Adna Maria Castro, Valderlene dos Santos Freire, Telma Maria Evangelista de Araújo, Antonio Felipe da Silva Souza, Lareni Dantas de França

Resumo


Introdução: Esta experiência consolida uma proposta com base na autonomia do estudante, professor e comunidade de modo a responder as necessidades de saúde da população. Utiliza a pedagogia do educador Paulo Freire como método que permite a expressão da diversidade e o acolhimento das diferenças. É desenvolvido na Faculdade NOVAFAPI, de forma integrada, desde o ano de 2006 com uma vivência compartilhada entre a formação, as famílias e grupos da Vila Uruguai em Teresina (PI). O projeto visa planejar e propor ações com o objetivo de implementar o desenvolvimento econômico, político e social os moradores da Vila Ladeira do Uruguai, com base na dinâmica da visão ampliada de saúde. As atividades de ensino integrado à extensão e a pesquisa buscam desenvolver habilidades para a promoção, prevenção e recuperação da saúde numa proposta que proporciona práticas de conteúdos para a formação humanista, técnica e ética. Na atenção primária de saúde são realizadas rodas de conversa como práticas de educação popular e na prevenção são discutidos os fatores condicionantes e determinantes dos problemas de saúde/doença a partir das experiências de vida e cidadania, em especial nos grupos (hipertensos, diabéticos, gestantes, idosos, dentre outros) e nas ações de cuidado são realizadas visitas domiciliares a pessoas restritas ao domicílio e casos especiais (acamados, deficientes, nutrizes, puérperas, neonatos, dentre outros). A experiência tem suscitado entre os participantes a vontade de atuar concretamente e constantemente para a melhoria da qualidade de vida das famílias, o que mobilizou outros atores a participarem junto aos membros e lideranças da comunidade como prestadores de serviços públicos, no sentido de planejar ações conjuntas e integradas de modo a gerar benefícios sociais emancipatórios. Os elementos comunitários estão representados pelos elementos que favorecem sua identidade no compartilhamento da sabedoria popular por meio da culinária, chás e experiências vividas, costumes e hábitos. Conclusão: A apropriação do projeto pela comunidade e o envolvimento de todos os segmentos participantes aos valores sociais e culturais validam a proposta de extensão. Promovem o desenvolvimento de laços de afetividade, confiança e solidariedade, imediatizados pelo contexto de vida compartilhada e fazem da reflexão, ação crítica, do trabalho em equipe as ferramentas de transformação na construção das trilhas facilitadas pela educação popular no Projeto AMIGOS DA VILA.

Palavras-chave


extensão popular; atenção primária de saúde; educação em saúde; participação comunitária

Referências


ARRUDA, Bertoldo K. G. (Org.) A educação profissional em saúde e a realidade social. Recife: IMIP/MS, 2001.

CARVALHO, M. A, P.; ACIOLI, S.; STOTZ,E.N. O processo de construção  compartilhada do conhecimento. In: VASCONCELOS, Eymar M. (Org.).A Saúde nas  palavras e nos gestos. São Paulo: HUCITEC,2001. p. 101-114.

FALCÂO, E. F. . Mobilização - Ação - Reflexão Complexa. 2. ed. João Pessoa:  Editora Universitária, 2002. v. 2000. 205 p.

FALCÂO, E. F. . Vivência em Comunidades Outra Forma de Ensino. João Pessoa: Editora Universitária, 2006. v. 1500. 156 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001

STOTZ, E.N.; DAVID, H.M.S.L.; WONG UM, J.A. Educação popular e saúde –  Trajetória, expressões e desafios de um movimento social. Revista de Atenção  Primária à Saúde. v.8, n.1, p.49-60, Jan/Jun 2005.