Resumo
INTRODUÇÃO:Esse estudo trata o Sistema Único de Saúde (SUS) instituído pela Lei Federal Nº. 8.080/90, como a principal política pública capaz de garantir o direito à saúde de forma constitucional, oferecendo a população uma estrutura eficiente e eficaz quanto à oferta das ações e dos serviços de saúde.OBJETIVO: Compreender melhor a visão dos usuários do SUS sobre os seus direitos à saúde. MÉTODO: Desenvolveu-se um estudo exploratório com abordagem qualitativa envolvendo 25 usuários do (SUS), que responderam a uma entrevista semiestruturada no decorrer do atendimento em algumas Unidades Básicas de Saúde do município de Iguatu – Ce.RESULTADOS: Os resultados constataram o baixo grau de compreensão dos usuários sobre as propostas oferecidas pelo SUS, em detrimento do direito ao acesso e a qualidade dos serviços de saúde. Em relação ao nível de escolaridade, constatou-se que 48% da amostra (usuários do SUS) possuem apenas o fundamental incompleto, 12% eram não alfabetizados, ou seja, nunca frequentaram uma escola e não sabiam ler e nem escrever e 12% não concluíram ao menos o ensino médio. Esses resultados deixaram em evidência o baixo nível educacional dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em detrimento do envolvimento da comunidade nas políticas públicas de saúde, onde pessoas menos esclarecidas e de pouco conhecimento possuem maiores dificuldades em desenvolverem uma consciência crítica em relação aos seus direitos sociais, morais, políticos e éticos que integram a saúde. CONCLUSÃO:Diante os resultados supracitados se faz necessário que os clientes do SUS conheçam melhor os seus direitos, participem e busquem de forma ativa a resolução das principais dificuldades. Assim, o profissional-educador ganha destaque nessa dimensão, a partir do momento que lhe apresenta a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde como ferramenta que assegura ao indivíduo o desenvolvimento de autonomia para o ingresso de maneira digna nos serviços de saúde.
Palavras-chave
Referências
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