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PRÁTICAS DE FORMAÇÃO ACADÊMICA: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNISC NO SERVIÇO DE REABILITAÇÃO FÍSICA (SRFIS).
Resumo
A formação profissional, em uma perspectiva acadêmica, reúne atividades de cunho técnico-científico, organizadas em currículos que abarcam as áreas do conhecimento específico e capacitam este futuro profissional ao exercício de determinada profissão. No ensino da Psicologia, enquanto ciência e profissão, repete-se essa mesma lógica de formação. Estágios curriculares e experiências extracurriculares como projetos de pesquisa e extensão, aproximam o aluno de vivências específicas. Uma das possibilidades oferecidas aos alunos de graduação em Psicologia na UNISC acontece junto ao Serviço de Reabilitação Física de Nível Intermediário (SRFis). O SRFis se estrutura através da constituição de uma rede de serviços de referência e contrarreferência no que tange a reabilitação física e suas interfaces, vislumbrando a qualidade de vida dos usuários e familiares/cuidadores que necessitam de atenção e cuidados nas áreas envolvidas, bem como através da disponibilização de dispositivos de locomoção que proporcione autonomia e independência ancorados pela qualidade de vida. O projeto que acontece na Clínica FisioUNISC é credenciado junto ao Ministério da Saúde, sendo referência do SUS para 64 municípios da Macrorregião dos Vales – RS, integrado por três Coordenadorias Regionais de Saúde (8ª, 13ª e 16ª). O trabalho cotidiano com acolhimentos iniciais, atendimentos individuais e coletivos em práticas compartilhadas acontece de forma multiprofissional e interdisciplinar contando com alunos e professores dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Serviço Social e profissionais de Fonoaudiologia, Medicina e Terapia Ocupacional. A discussão de casos e das facilidades/dificuldades/aprendizados fazem parte da construção deste processo de saber, assim como a exposição de sentimentos e ansiedades gerados pelos próprios atendimentos. A metodologia de pesquisa consistiu no acompanhamento de rotinas de trabalho neste serviço e as repercussões destas sobre os acadêmicos e discussões nas equipes multiprofissionais sobre os sentidos do trabalho e a repercussão no cotidiano dessas práticas. Analisou-se tais dados buscando compreender, neste processo de aprendizado, o que os alunos usam de si ou das suas potencialidades de acordo com o que lhes é exigido em termos de ressignificação de vivências, reconhecimento de suas próprias ansiedades e enquanto gestor do seu trabalho e produtor de saberes (CLOT, 2002).
Palavras-chave
reabilitação física; formação acadêmica; psicologia.
Referências
CLOT, Yves. A função simbólica do trabalho. Petropolis, RJ: Vozes, 2002.