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O portfólio como elemento articulador de uma equipe de trabalho no enfrentamento da violência contra a mulher
Resumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET Saúde/Vigilância em Saúde da Universidade Federal de Viçosa, financiado pelo Ministério da Saúde e coordenado pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero (NIEG) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A equipe de trabalho é composta por 14 estudantes do Curso de Enfermagem, 4 preceptores do serviço de Vigilância Epidemiológica/ Secretaria Municipal de Saúde e 2 coordenadoras docentes da UFV . Uma das metodologias utilizadas é o portfólio, instrumento de avaliação sumativa, reflexiva, contínua e sistemática, na qual cada estudante constrói e elabora seu próprio material. O portfólio foi subdividido em três partes, sendo a primeira constituída pelas relatorias das reuniões do grupo e das atividades desenvolvidas pelo projeto, como o trabalho de campo realizado nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) do município; a segunda referente aos textos lidos e discutidos, e a terceira uma construção da estudante, incluindo fatos do cotidiano, matérias sobre a temática discutida com reflexões a cerca do material. O portfólio favoreceu a análise de singularidades e peculiaridades do desenvolvimento de cada estudante, uma vez que cada portfolio tem o toque pessoal, com suas características, fazendo parte da construção da biografia da aluna de forma cronológica, onde encontra-se os ideias pessoais dos estudantes. Desta forma, o portfólio, ajudou a mobilizar a estudante para a responsabilidade pessoal sobre seu processo de aprendizagem. A aplicação deste ao projeto proporcionou a compreensão do fenômeno da violência contra a mulher na perspectiva de gênero, uma vez que as estudantes são estimuladas a refletir como a violência contra a mulher está permeada pelas questões de gênero e como se dá a construção das identidades no campo social, tudo isto auxilia na compreensão da violência, suas fases e os comportamentos. Devemos ressaltar que tais discussões são embasadas em artigos e textos lidos que citam autores célebres como Focault e Joan Scott o que contribui para o crescimento e desenvolvimento do senso crítico da estudante a cerca da temática. Tal fato nos possibilitou a percepção dos fatos, com um olhar critico sobre informações transmitidas, nos permitindo sair do senso comum e proporcionando maior hábito de questionar e escrever a partir de embasamentos em estudos científicos e pensadores. Sendo assim, o portfólio possui o papel de construtor da identidade da aluna acerca da temática, uma vez que conseguimos dialogar através do portfólio fatos do cotidiano relacionando-os com o estudo sobre violência contra a mulher e o gênero. Além disso, nos ajudou na realização do nosso trabalho na parte da organização, visto que nos permitiu de maneira simples, organizar textos.