Tamanho da fonte:
O Livro de Pano como dispositivo pedagógico no processo de educação popular em saúde junto à periferia urbana
Resumo
A Associação Instituto Cultural Educacional Paulo Freire – ICEPAF é uma associação civil, de caráter filantrópico, cultural e educativo, sem fins lucrativos e desenvolve ações de educação, de assistência social, de assistência técnica rural e urbana, de educação, de comunicação, de promoção da soberania alimentar, justiça e de promoção da saúde com a população urbana da periferia de Passo Fundo na implantação de hortas ecológicas urbanas; no incentivo ao artesanato como forma de geração de trabalho e renda das mulheres e de construção da autonomia e do enfrentamento à violência e discriminação que as mulheres trabalhadoras urbanas enfrentam no seu cotidiano e nos processos educativos junto às mulheres, jovens e famílias com vistas à sua incidência política como atores importantes junto aos espaços para construção de Políticas Públicas voltadas à soberania alimentar, a sustentabilidade ambiental, à promoção da saúde, ao enfrentamento da fome, miséria, desnutrição, habitação, à implementação do estatuto das Cidades. Atua no fortalecimento da participação popular e controle social junto aos Conselhos de Saúde e educação popular em saúde junto a 180 famílias beneficiárias do Programa de Aquisição de Alimentos fazendo a interface entre os agricultores (as) que produzem o alimento no campo e as famílias que necessitam do alimento nas cidades e fortalecendo a organização destas famílias em grupos de base. Assim, é realizado um trabalho educativo junto aos grupos de mulheres sobre a saúde da mulher e das famílias, a autonomia e a geração de trabalho e renda das mulheres como dispositivo de produção de saúde e de cidadania das mulheres em situação de vulnerabilidade social. Neste processo, foi utilizado o Livro de Pano intitulado “Partilhando Vidas e Sonhos” feito coletivamente, onde cada página foi construída pelos componentes de cada família, com mais de 100 páginas. Este foi um dispositivo pedagógico de produção de conhecimento das famílias , em sua maioria semi-analfabetas. Um pouco do que este trabalho vem representando na vida destas famílias empobrecidas optamos por trazer depoimentos de pessoas sobre o que este trabalho vem mudando suas vidas. “Eu não tinha vida, só ficava em casa com uma filha doente e tomando remédios para depressão, ..., parei de tomar remédios pra depressão e nada mais me derrubou,...,minha vida mudou, se transformou e me alegrou, nada mais me derrubou por que estou participando...junto com pessoas simplies e tímidas que vem conseguindo se reunir trocar planos, idéias e praticas....” Venilda; “Aprendi a ser gente, a lutar e a não esperar pelos outro, abriu as portas e as janelas da minha vida.” Marines;“Depois que comecei a participar, voltei a estudar e deixei de tomar remédios pra depressão e de ir ao psiquiatra.” Marili; “Morava em uma casa de papelão de chão batido, grupo assim ajuda a gente a ter mais força, coragem pra lutar e buscar nossos direitos. Junto com o alimento conquistamos nossa moradia, o trabalho e o estudo. A lição é de que com lutas e metas conquistamos nosso direitos.” Maria Cleia; “Mudou minha vida, hoje estamos comendo o próprio alimento que produzimos. Deixamos de comer o que coletávamos no lixo. Hoje tenho esperança de vida, pois temos que acreditar em quem está com a gente – pobre!” Afonso.