Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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RÁDIO WEB SAÚDE: experiência de produção e apropriação do conhecimento na formação de sanitaristas
Izabella Barison Matos

Resumo


Título: RÁDIO WEB SAÚDE: experiência de produção e apropriação do conhecimento na formação de sanitaristas Temática/Tema: Educação Modalidade: Relato de Experiência Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Autores: Izabella Barison Matos (docente); Alcindo Antonio Ferla (docente); Jair Matias da Rosa (estudante); Mário Luís Garcia Martins (estudante); Francielle Cassia Moletta de Almeida (estudante); Ivan Gonçalves Ricaldi (estudante). Palavras-chave: Comunicação; Saúde Coletiva; Rádio WEB Resumo CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: A formação/educação das profissões da saúde requer novas formas de ensinar e aprender, diversos cenários de prática, diferentes metodologias de ensino-aprendizagem, enfoques teórico-conceituais e metodológicos interdisciplinares, dentre outras exigências impostas pela contemporaneidade. A valorização da experiência dos estudantes e o estímulo à produção/construção do conhecimento a partir de diferentes cenários de prática são imprescindíveis para a formação de profissionais com perfil desejado pelas políticas públicas de saúde e de educação. Rádios no ambiente WEB - para além de proporcionarem novas formas de acesso, armazenamento, recuperação e disseminação de informações - oportunizam aos estudantes ampliar o conhecimento, desenvolver habilidades e competências preconizadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos da saúde (BRASIL,2001). DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Considerando que é possível ampliar as possibilidades dos estudantes produzirem conhecimento e se apropriarem dele, para além da sala de aula, foi criada a Rádio WEB Saúde (RWS), por estudantes do Curso Análise de Políticas e Sistemas de Saúde/APSS - Bacharelado Saúde Coletiva, da UFRGS, apoiados por docentes. Por meio da RWS são produzidas mídias alternativas visando socializar o conhecimento em saúde coletiva: programas são transmitidos ao vivo ou gravados documentando e proporcionando a interação entre diferentes instâncias da sociedade. Ao mesmo tempo em que os estudantes se apropriam desta tecnologia e do conhecimento produzido. Além de possibilitarem longo alcance, as rádios web utilizam software livre e seu custo é baixo (SILVA et al. 2010). Desde maio de 2011 a Rádio WEB Saúde faz a “cobertura” de eventos da saúde coletiva, cuja transmissão ocorre em tempo “quase real”; programas são transmitidos ao vivo ou gravados: entrevistas e spots. O material produzido registrado tem subsidiado práticas educativas tanto na graduação como na pós-graduação e, também, é arquivo histórico disponíveis em streaming e download. Rádios WEB reúnem comunicação e recursos da informática, ampliando a disseminação da informação e do conhecimento. Além de possibilitarem longo alcance, utilizam software livre; portanto o custo é baixo (SILVA et al. 2010). Como desvantagem é citada a exclusão digital (BUENO, 2006). Resultados são avaliados por meio das estatísticas de acesso, bem como avaliação específica com estudantes envolvidos. Estudantes colocam em prática os conhecimentos obtidos no curso e podem aprender este processo tecnológico de comunicação. Rozemberg (2007, p.742) salienta que a comunicação é um “repartir experiências para que ela se torne patrimônio comum” proporcionando interação; neste sentido, ao se comunicar com a população faz-se uma ação educativa. Bueno (2006, p. 78) assinala que embora o ambiente seja “democraticamente caótico, a WEB também disponibiliza informações qualificadas, que contribuem (...) para aumentar o nível de informação/conhecimento na área da saúde”. Esta literatura salienta que no ambiente WEB há pluralidade de vozes configurando-se como espaço de debate que contempla a divergência, não se limitando apenas às fontes oficiais. EFEITOS ALCANÇADOS: Neste curto período de existência a RWS tem registrado experiências de ensino, pesquisa e extensão e de diversas instâncias da sociedade. Dentre elas, citamos: cobertura do I Encontro Nacional de Estudantes de Saúde Coletiva (I ENESC) - Rio de Janeiro (RJ), abril/2011; III Encontro Regional do Controle Social para Educação Permanente - Sapiranga (RS), abril 2011; Seminário Internacional Rotas Críticas III - Porto Alegre (RS). Maio/2011; I Seminário Regional do Controle Social na Educação Permanente em Saúde Porto Alegre (RS), maio; X Encontro Nacional de Economia da Saúde –Porto ALegre (RS) outubro/2011, Impasses e alternativas para o financiamento do SUS universal – Rio de Janeiro (RJ), novembro; I Encontro Nacional de Educação Permanente em Saúde Porto Alegre (RS), novembro; XVII Congresso Brasileiro de Epidemiologia – São Paulo (SP) novembro; XIV Conferencia Nacional de Saúde Brasília (DF), nov/dez; IV Seminário Gestão de Tecnologias e Inovação em Saúde Salvador (BA), dezembro. Além destas “coberturas” a Rádio WEB Saúde realizou entrevistas com gestores de saúde (Ministro Alexandre Padilha) e pesquisadores da área da saúde coletiva (Lígia Bahia); criou spots para divulgação do curso Bacharelado em Saúde Coletiva da UFRGS. Ao estimular o registro de experiências em linguagens de mídia estudantes proporcionam a socialização destes eventos e oportunizam a apropriação desta tecnologia aos demais interessados. Assim, pode-se dizer que a experiência tem propiciado a aproximação entre o conhecimento acadêmico do campo da saúde coletiva e os cenários de prática, apoiado dos movimentos sociais, por meio do planejamento, da preparação e da disponibilização de materiais instrucionais no formato texto, voz e/ou imagem; favorecido a vivência acadêmica aproximando estudantes e docentes dos acontecimentos contemporâneos e seus desdobramentos e garantido a comunicação interativa dos acontecimentos multidisciplinares de interesse do meio acadêmico da Saúde Coletiva. Ao estimular o registro de experiências em linguagens de mídia estudantes estão proporcionando a socialização destes eventos e oportunizam a apropriação desta tecnologia aos demais colegas interessados. REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES nº 1133, de 7 de agosto de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasília DF; 2001. BUENO WC. A comunicação da saúde na WEB: os compromissos de uma autêntica ação educativa. SANTOS A. Caderno mídia e saúde pública. Belo Horizonte: Escola de Saúde Pública/FUNED, 2006, p. 71-82. ROZEMBERG B. Comunicação e participação em saúde. CAMPS GWS, MINAYO MCS, DRUMOND JUNIOR M, CARVALHO YM. (Org.) Tratado de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Hucitec/Editora Fiocruz, 2007, p. 741-766. SILVA RP, NOGUEIRA H, ABRACHES DC, GOSCIOLA V, RAMOS MP, STELLA RCR, ROSSETTO MBND, PAIVA PB, PISA IT. Rádio UNIFESP Web – Desenvolvimento e implantação de um modelo para a disseminação do conhecimento de saúde. Disponível em HTTP: //www.sbis.org.br/cbis11/arquivos/895.pdf. acesso em 20 jun 2011.