Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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ATIVIDADE FÍSICA/ PRÁTICAS CORPORAIS NA ATENÇÃO BÁSICA: A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO NASF
Altamir Dutra, Clediane Bitello, Vania Conrado, Diana Catani

Resumo


I. INTRODUÇÃOO profissional de Educação Física atua em diferentes e diversos espaços de intervenção, desde instituições escolares e academias e recentemente na Atenção Básica, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF. O NASF instituído pela portaria número 154/MS, é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família. Para atuar no NASF, além do conhecimento técnico, os profissionais têm responsabilidade por determinado número de equipes da Saúde da Família com habilidades relacionadas ao paradigma da Saúde da Família. É de responsabilidade do Agente do NASF o comprometimento com a promoção de mudanças na atitude e na atuação dos profissionais da Saúde da Família. Em sua atuação estão previstas ações intersetoriais e interdisciplinares, promoção, prevenção, reabilitação da saúde e cura, além de humanização de serviços, educação permanente, promoção da integralidade e da organização territorial dos serviços de saúde (BRASIL 2010, p.10). Os profissionais de cada NASF devem identificar, em conjunto com as Equipes de Saúde da Família e a comunidade, as atividades, ações e as práticas a serem adotadas em cada uma das áreas cobertas; acolher os usuários e humanizar a atenção, promover a saúde e a qualidade de vida, como estratégia de prevenção de doenças (DANTAS, s/d,s/p). É de competência do profissional de Educação Física as práticas corporais, compreendida como “expressões individuais e coletivas do movimento corporal advindo do conhecimento e da experiência em torno do jogo, da dança, do esporte da luta e da ginástica” (BRASIL, 2010). Práticas corporais se relacionam com o corpo e movimento, e as mesmas englobam a melhoria da qualidade de vida da população, a redução de agravos e dos danos decorrentes das doenças não transmissíveis, que favoreçam a redução do consumo de medicamentos e a formação de redes de suporte social. O profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas em suas diversas manifestações sendo na ginástica, exercícios físicos, jogos, lutas, danças, lazer, atividade laboral e outras práticas corporais, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento físico corporal dos seus benefícios, visando o bem estar, a qualidade de vida, a prevenção de doenças, problemas posturais, contribuindo ainda para a execução da autonomia da autoestima, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações sociais entre outras (CONFEF n° 046/2002. s/p). As práticas corporais/atividade física devem ser compreendidas na perspectiva da reflexão sobre as práticas de saúde em geral, do fortalecimento do controle social, integralidade e transversalidade das políticas de saúde e acesso aos serviços e tecnologias em saúde e direito ao lazer e o detalhamento das ações está sendo definida e orientada pela legislação e diretrizes das políticas de saúde. Este estudo busca evidenciar a percepção de profissionais de Educação Física que desenvolveram experiência no NASF.II Objetivo O Objetivo desse estudo foi de identificar a percepção dos professores de educação física sobre as ações de práticas de Atividade física/práticas corporais descritas na portaria 154 do Núcleo de Apoio á Saúde da Família NASF.III METODOLOGIA A pesquisa realizada foi de abordagem qualitativa descritiva. Participaram da pesquisa quatro profissionais da Educação Física, sendo todas do sexo feminino profissionais de Educação Física. Os participantes tinham entre 26 a 37 anos de idade, com um a dois anos de experiência no NASF, na cidade de Chapecó-SC, nos anos de 2010 e 2011. O Instrumento utilizado foi a entrevista semi-estruturada. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foi uma entrevista, com doze perguntas, relacionada às Diretrizes do Caderno de Atenção Básica (2010). Os dados coletados foram analisados de acordo coma análise de conteúdo proposta por Bardin (2008).IV RESULTADOS Os profissionais de educação física afirmam que realizam atividades de promoção de saúde, através de programas de atividades físicas. As atividades realizadas no NASF além de trabalhar a promoção da cidadania integrando a comunidade e incluindo pessoas com leves deficiências também desenvolvem ações intersetoriais fortalecendo a participação das pessoas da comunidade. O programa aconteceu de forma intersetorial, através de dinâmicas de integração e inclusão social. As ações desenvolvidas consideram os aspectos sociais, culturais e econômicos dos usuários e são dirigidas para a população em geral, não só para pessoas com enfermidades. Na Atenção Primária os profissionais da equipe multidisciplinar trabalham na perspectiva promoção da saúde. Na Unidade de Saúde a equipe realiza palestras nas comunidades e sistematiza informações para conscientizar as pessoas sobre a importância da pratica de atividade física, a alimentação saudável e os benefícios que eles podem estar lhes proporcionando. São realizados ações de educação através de palestras, mostrando e explicando como é realizado o trabalho da equipe multiprofissional e qual sua importância na Unidade Básica de saúde não só no processo curativo, mas também na promoção da saúde. A equipe trabalha muito no coletivo, e quando necessário com abordagem individual.V CONCLUSÃO As ações promovidas pelos professores de Educação Física nas unidades de saúde acontecem de forma multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial, através da promoção e reabilitação da saúde e prevenção e tratamento de doenças. Organizam atividades de informações em saúde que proporcionem a inclusão social. Outras atividades desenvolvidas são o acompanhamento e avaliação dos resultados das intervenções e o fortalecimento da participação da comunidade. As ações do profissional de educação física na unidade de saúde são desenvolvidas de acordo com as legislações federais e o processo de trabalho é organizado em equipe de acordo com as necessidades de saúde da população. BARDIN, L. Análise de conteúdo. 19ª Ed. Lisboa/Portugal: Edições 70, 2008. BRASIL.BRASIL/MS. P. GM n.154, 2008. Cria os núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF. Brasília; 2008. DOU 25 Jan 2008.BRASIL/MS. Secretaria de Atenção à Saúde. DAB. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família / MS, SAS, DAB – Brasília: MS 2010. (Caderno de Atenção Básica, n. 27).CONFEF nº 046/2002. Conselho Federal de Educação Física. Disponível em: http: //www.confef.org.br/extra/resolucoes/conteudo.asp?cd_resol=82. Acessado em: 16 julho 20011.DANTAS, C. C. NASF em São Paulo. Disponível em: http: //www.pedefigueira.com.br/blog,marcello,183. Acessado em: 16 julho 2011.