Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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AS ESPECIFICIDADES DO FILME: A ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NO COTIDIANO DA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas d Silva, Neiva Maria Picinini Santos

Resumo


Introdução: Diante do foco temático, “Educação, saúde e participação: a ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano”, que tece o 10º Congresso Internacional da Rede Unida, se insere na minha prática diária, ao trabalhar qualquer, que seja o filme, como estratégia de aprendizagem. Vale realçar hoje mais do que nunca as contribuições do uso do filme, desde o desenho, a comédia, o romance, drama ou ficção. Objetivos: Descrever as especificidades do uso do filme como estratégia de aprendizagem e analisar os significado das especificidades do filme enquanto produtoras de formas simbólicas para o estudante de enfermagem. Método: O estudo se insere no campo da pesquisa social na área de educação em Enfermagem, e tem uma abordagem metodológica qualitativa. O cenário, foi um Centro Universitário Privado, na região serrana do Rio de Janeiro. Os sujeitos, oito estudantes, do Curso de Graduação em Enfermagem do 4º e 5º períodos. O propósito da pesquisa particularizou os estudantes que se situam no meio do curso, porque já passaram por disciplinas que desenvolveram o filme como também, pelo fato destes, já possuírem mais conhecimentos teórico-práticos. Os procedimentos ético-legais foram atendidos conforme a Resolução n.º 196/96 (CNS). A proposta do estudo foi apresentada ao Comitê de Ética de Pesquisa (CEP), sendo aprovada sob o n.º078/07. A coleta dos dados ocorreu em agosto/2007, através de entrevista semi-estruturada. A análise atendeu à transcrição na íntegra e leitura flutuante das entrevistas, agrupamentos das falas por semelhança, com articulação ao referencial teórico apresentado por J. Thompson, com base no conceito de formas simbólicas e seus aspectos. Resultados: A unidade temática constituída pelas especificidades do filme foi: o estímulo que conduz o estudante de enfermagem a exercitar o pensamento. Então, o filme enquanto estratégia de aprendizagem é deveras importante, para o estudante de enfermagem pelo fato de ajudá-lo mesmo que seja pela cor, fotografia, imagem, atores ou sentidos o agregar do pensamento. Desta unidade temática destaco cinco tópicos, que relacionam os aspectos que caracterizam as formas simbólicas sejam eles: o intencional; o convencional; o estrutural; o referencial e por último, o contextual. Estes irão agrupar sempre que oportuno, as especificidades significadas pelos estudantes, em suas falas de forma a torná-las mais relevantes. Diante dos aspectos intencionais, é importante frisar que há o entendimento de que as formas simbólicas são expressões de um sujeito, para outro sujeito ou até vários. Que se compreenda nesta ação que o individuo ao empregar tal forma tem a intenção de buscar algo. O segundo o “receptor” perceberá e irá interpretar com toda a certeza, como expressão do sujeito que a demandou tendo mesclas de diferentes significados. O importante é aquilo que o sujeito produtor, quis dizer ao produzir essa forma simbólica. Pretendo agora articular as especificidades dos filmes à caracterização dos aspectos convencionais como: a curiosidade, a descoberta, a disciplina, o questionamento, a interação entre os indivíduos e a tomada de decisão. Aqui estas especificidades produzidas pela ação do uso do filme terão impactos diferenciados, já que as formas simbólicas, que são codificadas de acordo, a certas regras ou sanções poderão ser decodificadas, conformes a tantas outras diferentes, ou não. Por exemplo, o filme pode ter desenvolvido a curiosidade do estudante, mas devido a certas imposições emanadas de um grupo de colegas, ficar por assim mesmo. De nada valeu, foi codificado e não decodificado, não surtiu benefícios para um aprendizado melhor. Ainda, sobressaem nas formas simbólicas construções, que exibem os aspectos estruturais, que se relacionam e ao fazê-lo contrapõem sistemas, que corporificam outras formas simbólicas, quer dizer: analisar o sistema corporificado em uma forma simbólica é abstrair essa forma e reconstruí-la como se fosse uma constelação, ou melhor, um geral composto por elementos que na interação, produzem especificidade para casos particulares. Assim, a linguagem do filme apresenta-se como um sistema simbólico, tal como um sistema de signos cuja compreensão pode ser facilitada pela comprovação de sua apreensão, por parte dos sujeitos. Então há que recorrer a atividades de expressão artística, sínteses do conteúdo ou narrativa do filme articulando-lhe palavras, imagens, sons e objetos desmembrando-o em suas constelações, a favor do uso da linguagem do filme, objetivando-se sumariamente o melhor e o mais adequado aprendizado para os estudantes. Além disso, resulta pelo uso da estratégia do filme uma compreensão maior, uma vez, que a este se associa o detalhe, a sutileza para situações mais particulares. Algumas seriam bem mais difíceis, de serem notadas sem uma imagem mais concreta e clara, se acaso viesse como resultado de uma criação mental. Então, a imagem, a visão, o imaginar-criar são formas simbólicas que vão permear por intermédio dos aspectos estruturais, constantemente o aprendizado dos estudantes ao instigar a demonstração de uma prática diária, levando-os a compreender que o filme facilita o vínculo, entre o que se vê e o que se aprende para o saber agir. Assim, sentidos e significações surgem de modo, que formas simbólicas representam algo, ou dizem algo sobre alguma coisa definindo-se o aspecto referencial. Adquire-se uma especificidade referencial de tal maneira que afirmam ou declaram, projetam ou retratam havendo a sutileza de representar o objeto, o individuo ou a situação. Ao examinar tal concepção posso extrair a última característica das formas simbólicas, como sendo o aspecto contextual, que ilustra de que as formas simbólicas estão sempre inseridas em processos e contextos sócio-históricos específicos, dentro dos quais, e por meio dos quais elas são produzidas, transmitidas e recebidas. O aspecto contextual torna-se evidente no uso do filme enquanto estratégia de aprendizagem. Através dele, formas simbólicas são produzidas, transmitidas e recebidas, em contextos, processos históricos e sociais, específicos e estruturados. Contudo a diferença de sentidos e significados reside no que se produz em benefício do cuidar humano, na revelação simbólica e em seus diferentes aspectos que se aglomeram para ajudar na formação de posturas estudantis de cunho profissional, objetivando-se o melhor em termos de qualidade. Conclusão: Através da análise das falas, constatou-se que é útil a estratégia no que se refere às especificidades, já que o filme representa o nexo causal, que incita o estudante a um aprender mais ousado e autêntico. Entretanto, o professor necessita se instrumentalizar do uso de estratégias de aprendizagem, para que faça nascer para o estudante pontes para um aprendizado impregnado de especificidades. Descritores: Enfermagem, Estudantes, Filme, Aprendizagem.