Tamanho da fonte:
Estágios de Vivência na Formação Acadêmica: Uma visão de participantes do VERSUS/RS.
Resumo
Este relato trás a visão de estudantes de diferentes cursos do ensino superior a respeito da contribuição que os Estágios de Vivência oferecem à formação acadêmica. Para isso a participação, visão e experiência individual de cada um desses estudantes no VERSUS - Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Sáude- se fez fundamental. A formação de profissionais da saúde requer um ensino qualificado, que lhes confira competência na realização de atividades assistenciais, gerenciais, de ensino e pesquisa. Dessa forma, o VERSUS vem a contribuir com esta causa, uma vez que possibilita aos estudantes o contato com o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em diversos locais do país, facilitando sua compreenssão, bem como estimula discussões à cerca da saúde coletiva, colocando os participantes à par de questões sobre gestão, legislação, pactos e programas do Sistema, entre outras. Ademais, a vivência neste âmbito amplia os conhecimentos gerados dentro da sala de aula possibilitando que o aluno participante leve para dentro da sua instituição de ensino novos conceitos e experiências que muitas vezes contradizem aquilo que é estudado em aula teórica, uma vez que com a teoria obtemos uma visão perfeita das ações e políticas em saúde. Assim, o estudante ainda é capaz de refletir e relacionar a teoria da Academia, de forma mais crítica, com a realidade da saúde pública do país, sensibilizando para novas mudanças em defesa da saúde. Por meio de discussões e opiniões críticas é possível que o estudante crie o seu espaço e participe de decisões importantes para a sociedade. Infelizmente, nosso modelo de educação ainda é tradicional, onde a relação professor x aluno se dá de forma decrescente, o que deveria ser modificado afim de que se possa construir e aprender em conjunto, levando em conta a opinião de ambos os lados, de modo a formar sujeitos autônomos e críticos e de qualificar o ensino e a aprendizagem.