Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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ESTÁGIOS DE VIVÊNCIA NO SUS COMO FERRAMENTA DE POTENCIALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS NA ÁREA DE SAÚDE - A experiência do município de Campinas/SP
Alóide Ladeia Guimarães

Resumo


Caracterização do Problema: A Constituição Federal e a Lei Orgânica da Saúde (8080) definem que é competência da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) o ordenamento da formação de recursos humanos da área da saúde e que os serviços públicos que integram o SUS se constituem campo de prática para o ensino. Porém, observa-se que a inserção dos estudantes em estágios técnicos nos serviços de saúde não é suficiente para formar profissionais que conheçam a complexidade da realidade do SUS. Desta forma, o estágio extracurricular se configura como dispositivo de estimulo para a formação de profissional mais crítico e melhor preparado para o trabalho no SUS. Descrição da Experiência: O município de Campinas, desde 2004, quando sediou a edição piloto do projeto VER-SUS, vem experimentando formas de oportunizar aos estudantes de graduação em saúde o conhecimento da realidade do SUS através de estágios que possibilitem sensibilizá-los para a importância do trabalho interdisciplinar, troca de saberes e ampliação da visão sobre as práticas de saúde desenvolvidas nos vários cenários. No período de férias escolares, o Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde – CETS, órgão coordenador da Política de Integração Ensino Serviço, organiza estágios de vivência para grupos de estudantes de diferentes cursos e Instituições de Ensino (IES), os quais têm a duração de 15 dias. Na programação do estágio são incluídas vivências nos eixos de atenção à saúde, controle social, educação e saúde e gestão do SUS, bem como rodas de conversa sobre diferentes temáticas com profissionais da área. Efeitos Alcançados: Tem sido realizado pelo menos um estágio por ano aberto a estudantes de IES conveniadas ao município e estudantes de outras regiões e estados. Observa-se um grande engajamento dos estudantes, com ampliação do olhar, a partir desta entrada diferenciada no sistema, e subseqüente participação como facilitadores em novas edições do estágio, exercitando protagonismo e autonomia. Recomendações: Entendemos que o gestor do SUS municipal, no cumprimento de seu papel ordenador da formação de recursos humanos para a área de saúde, pode e deve investir nesta modalidade de estágio. O mesmo possibilita aos estudantes conhecer a realidade dos serviços, refletir sobre a importância do trabalho em equipe, ampliar a visão sobre o SUS, contribuindo para a construção do entendimento sobre integralidade, tanto na ótica do cuidado, quanto na ótica de sistema de saúde.