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DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES EDUCATIVOS SOBRE PROMOÇÃO DA SAUDE- CONTRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM
Resumo
A pesquisa ora apresentada é vinculada ao projeto de extensão "Promovendo a inclusão digital e social de moradores de uma comunidade através de softwares educativos com vistas à promoção da saúde", financiado pelo CNPq. Ela surgiu da necessidade de encontrar respostas as demandas sociais de uma comunidade situada no campi de uma universidade pública federal no município do Rio de Janeiro. A pesquisa teve por objetivo desenvolver, avaliar e validar softwares educacionais como instrumento no processo de educação para a saúde sobre hipertensão arterial, cuidado ao idoso dependente e saúde bucal. Teve como propósito conjugar atores sociais de diferentes segmentos sociais: docentes, estudantes de graduação, e estudantes do ensino médio residentes na comunidade que em conjunto atuaram na construção de softwares que tratam das temáticas supra citadas. Essas temáticas foram selecionadas a partir de demandas prevalentes na Vila Residencial. A configuração dos grupos por temática foi: 01docente, 01 bolsista IEX estudante de enfermagem e 02 bolsistas ADC-B estudantes do ensino médio moradores da Vila Residencial. Assim o projeto teve como equipe: 3 professores ( 2 de enfermagem e 01 de odontologia), 3 bolsistas de enfermagem ( sendo uma capacitada para desenvolvimento de softwares), e 6 bolsistas de ensino médio moradores da comunidade foco do projeto. Outro objetivo da pesquisa foi discutir possibilidades e limitações da utilização de programas informatizados no processo de educação para a saúde em comunidades e analisar as contribuições do desenvolvimento de software para o processo ensino aprendizagem de estudantes de enfermagem. A justificativa se dá pela inquietação da equipe responsável pelo projeto a partir dos resultados do diagnostico situacional e de saúde da população, onde se identificou na comunidade: um percentual significativo de moradores portadores de hipertensão arterial que apresentavam déficit no auto cuidado relativo ao estilo de vida. Com o advento da informática e a evolução do hardware e das ferramentas de software surgiu uma nova técnica que revolucionou o processo de ensino/aprendizagem: a auto-instrução, que possibilitou a veiculação de uma vasta gama de informações de forma mais barata e dinâmica do que os métodos de educação convencionais. Aliada à tecnologia de auto-instrução surgiu a multimídia, integrando recursos de texto, som, imagem e outras formas de apresentação da informação como fator motivacional ao público-alvo. Seguindo essa tendência de disseminação da informação, o projeto realizou a elaboração de três softwares instrucionais – comumente chamados de courseware – utilizando recursos de multimídia, tratam-se de ações educativas na área de saúde, versando mais especificamente sobre hipertensão arterial, saúde bucal e cuidados ao idoso dependente. Os procedimentos metodológicos aplicados foi desenvolvido por meio das seguintes estratégias de capacitação: seleção de livros e artigos técnico-científicos sobre promoção da saúde para leitura dos bolsistas IEX e ADC e pesquisas sobre hipertensão arterial, cuidado com idoso dependente e saúde bucal em bases virtuais confiáveis pelos bolsistas ADC. Nesse sentido, os bolsistas foram orientados e supervisionados nessa realização pelas bolsistas IEX. visita domiciliar a alguns moradores da comunidade, o s que possuíam hipertensão arterial e os idosos que precisam de cuidados domésticos a fim de coletar as informações que os mesmos necessitam de conhecimento, para compor o software. O desenvolvimento dos softwares propriamente ditos seguiu o critério descrito Os resultados visam a melhoria do conhecimento, hábito de vida sobre a hipertensão arterial, cuidados com idosos dependentes e saúde bucal, redução de casos e das complicações provenientes da doença, do cuidado inadvertido e da falta de conhecimento sobre a saúde bucal a partir da utilização do software por todos os moradores da comunidade e garantir a inclusão digital a fim do uso da multimídia para aquisição de conhecimento e replicadores da ação de promoção da saúde. Permitir efetivamente a inclusão digital desses nas discussões da promoção da saúde, prevenção de agravos e a reabilitação social e da saúde. A capacitação através da leitura dos materiais socializou o conhecimento sobre hipertensão arterial, saúde bucal e cuidado com cuidadores de idosos assegurando a inclusão social e digital dos bolsistas de ensino médio, na medida em que mostrou que a multimídia é uma importante ferramenta para a aquisição de novos conhecimentos ensejando o gosto pela investigação científica. A visita domiciliar estimulou os bolsistas a serem promotores de conhecimentos e cuidados sobre as temáticas abordadas no software, ao mesmo tempo em que, dinamizou os procedimentos necessários ao desenvolvimento do software. Além disso, essas experiências contribuíram para a o aprendizado e formação acadêmica da bolsista de enfermagem, proporcionando crescimento técnico-científico e proximidade da demanda de conhecimentos dos clientes hipertensos sobre a doença. O desenvolvimento do projeto Inclusão digital veio agregar valores ao projeto de extensão já desenvolvido na comunidade pela coordenadora deste projeto na medida em que a validação do produto final ou seja os três software será realizada pelos próprios bolsistas de extensão ADC e moradores da comunidade. Para esta fase de validação será realizada em março uma ação de educação para a saúde que já acontece periodicamente na comunidade, onde serão convidados a participar moradores que estejam de alguma forma envolvidos/vivenciando as realidades contidos nos softwares. Desta forma após a validação será confeccionado o numero de copias suficientes dos software deforma tal que cada domicilio da comunidade irá receber um copia dos mesmos para uso próprio domiciliar bem como os software serão instalados nas multimídias existentes na associação de moradores para aqueles moradores que porventura não tenham acesso domiciliar a computadores. Será também providenciado antes da distribuição dos softwares para os moradores, os registros necessários para patente e direitos autorais.