Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR ACADÊMICOS NO DIA A DIA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) DE FORTALEZA, A PARTIR DO VER SUS CE.
Roniele Rodrigues Souza, Manuelle Maria Marques Matias, Francisca Jessika Nunes Moura, Dirce Helena Santos Sequeira, Tiago José Silveira Teófilo

Resumo


INTRODUÇÃO: Umas das edições do VER-SUS (Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde), aconteceu na cidade de Fortaleza de 15 a 28 de janeiro de 2012, com a participação de 30 estudantes universitários. Este projeto tem a proposta de oferecer aos alunos vivências teórico-práticas no cotidiano do SUS, a partir de inserções no território, junto a diferentes movimentos sociais e na atenção básica, secundária e terciária à saúde. OBJETIVO: Vivenciar efetivamente a estrutura e o processo de funcionamento da saúde pública e sua interseção com movimentos sociais na cidade de Fortaleza. METODOLOGIA: Foram divididos seis grupos que se distribuíram em cada Secretaria Executiva Regional(SER) de acordo com a divisão territorial de Fortaleza. A organização das equipes aconteceu de modo que tivesse estudantes de varias áreas, a fim de tornar o processo multidisciplinar. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a rotina nos movimentos sociais e suas relações com a saúde, através de visitas as comunidades indígenas, movimentos comunitários, Comuna da Terra 17 de abril, unidades básicas de saúde, hospitais, centro de desintoxicação, dentre outros. Ao final do dia, as percepções eram compartilhadas entre os grupos das demais regionais, a fim de conhecer a vivência dos outros participantes, fazendo uma discussão acerca dos problemas limites detectada e as potencialidades existentes em cada local. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Através do VER-SUS, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar muitos campos onde o SUS está inserido, contribuindo na formação integral dos participantes, sendo uma estratégia positiva capaz de contribuir com o desenvolvimento e progresso, provendo a melhoria do acesso dos usuários ao sistema como um todo e para a formação de bons profissionais. Cada grupo produziu uma sistematização coletiva das vivências e estágios, contendo as experiências da SER e cada integrante produziu uma sistematização individual, na qual cada um expressou sua visão particular, concretizando um material teórico capaz de legitimar as experiências. AVALIAÇÃO: As experiências usufruídas nos proporcionaram um olhar mais politizado com o SUS, percebendo, enquanto futuros profissionais, que podemos fazer a diferença na luta pelo desenvolvimento e progresso, buscando proporcionar uma saúde de qualidade e acessível a toda a população.